QUESTÃO CERTA: A senhoriagem é a receita recebida pelo governo por emitir moeda.
Senhoriagem, (em inglês, seigniorage, seignorage, ou seigneurage), é a receita líquida que resulta da emissão de moeda. Na emissão de moeda física, a senhoriagem resulta da diferença entre o valor nominal de uma moeda e o custo de produzi-la, distribuí-la e retirá-la de circulação.
QUESTÃO CERTA: A senhoriagem real foi um tipo de financiamento do déficit público utilizado, no Brasil, do início dos anos 1980 até meados dos anos 1990.
Senhoriagem pode ser definido como o lucro do governo derivado da emissão de moeda ou a diferença entre o valor do dinheiro e o custo para produzir e distribuí-lo. Uma definição alternativa de senhoriagem é também a receita do governo pela emissão de moeda cujo monopólio é do governo.
Senhoriagem, é a habilidade que o governo possui para aumentar a receita por meio do seu direito de criar moeda.
Senhoriagem não é o mesmo que o imposto inflacionário, pois este último se refere aos ganhos do governo com a aceleração de preços. O imposto inflacionário é a corrosão do poder de compra do dinheiro em circulação. Uma metodologia de mensuração possível seria calcular o quanto a base monetária perdeu valor por causa da inflação.
QUESTÃO CERTA: A senhoriagem é uma política limitada em razão do risco de se criar processo inflacionário, embora possa ser utilizada para se financiar o déficit público e se manter constante a relação dívida pública/PIB.
Senhoriagem: Os bancos centrais possuem o poder de emissão de moedas. Considerado como o poder de compra dos bancos através da expansão da base monetária. Os ganhos da senhoriagem são obtidos através da diferença entre o valor nominal da moeda e o custo em produzi-la. O Valor nominal de um título é o seu valor facial, o valor expresso no título. Este valor não é necessariamente o valor pago ou recebido pelo título. No caso de uma nova emissão em que o preço pago é acima do valor nominal, a diferença apelida-se de prémio de emissão.
QUESTÃO CERTA: O financiamento do gasto público por intermédio da criação de moeda de alta potência gera uma espécie de tributação explícita. Sendo assim, o governo pode obter montantes significativos de recursos ano após ano pela emissão de moeda. Essa fonte de receita é conhecida como senhoriagem, que é a capacidade de o governo arrecadar receita por meio de seu direito de criar moeda.
QUESTÃO CERTA: A senhoriagem, receita obtida por emissão de moeda para financiamento de gastos públicos, funciona como imposto inflacionário.
Na macroeconomia, a senhoriagem é também designada imposto da inflação, porque o governo pode pagar serviços emitindo moeda em vez de cobrar impostos.
Senhoriagem: Os bancos centrais possuem o poder de emissão de moedas. Considerado como o poder de compra dos bancos através da expansão da base monetária. Os ganhos da senhoriagem são obtidos através da diferença entre o valor nominal da moeda e o custo em produzi-la.
Imposto Inflacionário: O imposto inflacionário é aquele decorrente das receitas obtidas pelo governo pela emissão de moeda. Não necessariamente se confunde com a senhoriagem, pois trata-se de uma transferência de recursos da economia para as mãos do Banco Central. É a perda do poder aquisitivo dos cidadãos e benefícios para o Banco Central devidos ao pagamento de juros reais negativos.
Não são iguais, mas a Senhoriagem funciona sim como Imposto Inflacionário.
QUESTÃO ERRADA: Senhoriagem é a receita decorrente da emissão de moeda para recomposição, pelo público, da perda do valor real de seus encaixes provocado pela inflação.
Senhoriagem é a receita obtida pelo governo a partir da emissão de moeda. É uma forma de financiamento do setor público – bastante utilizada no Brasil, aliás. A questão afirma que “é a receita decorrente da emissão de moeda para recomposição, pelo público, da perda do valor real de seus encaixes provocado pela inflação.” Nada a ver.
QUESTÃO ERRADA: A senhoriagem corresponde ao imposto inflacionário definido a partir dos aumentos nominais das diversas modalidades de impostos decorrentes exclusivamente do aumento geral de preços.
Senhoriagem não é o mesmo que o imposto inflacionário, pois este último se refere aos ganhos do governo com a aceleração de preços. O imposto inflacionário é a corrosão do poder de compra do dinheiro em circulação.
Senhoriagem pode ser definido como o lucro do governo derivado da emissão de moeda ou a diferença entre o valor do dinheiro e o custo para produzir e distribuí-lo.
Uma definição alternativa de senhoriagem é também a receita do governo pela emissão de moeda cujo monopólio é do governo