Saída da Agenda Política (Governamental)

0
155

QUESTÃO CERTA: Uma das causas da extinção de uma política pública pode ser que o problema público, embora não resolvido, tenha progressivamente perdido importância e saído das agendas políticas e formais.

QUESTÃO CERTA: A extinção é considerada a última fase do ciclo de políticas públicas porque trata da reflexão sobre os limites das políticas públicas, seu esgotamento e sua substituição por novas políticas.

QUESTÃO CERTA: A ocorrência de eventos ou crises pode suscitar a emergência de problemas ou assuntos, não sendo suficiente, contudo, para impelir a entrada de um assunto na agenda.

A ocorrência de uma crise ou evento pode sim ser um fator que venha a pôr esse tema na agenda, mas nem sempre tem o poder de impor o tema. Uma crise de segurança em uma penitenciaria pode trazer esse tema para a agenda governamental, mas não conseguir chegar a agenda decisória, pois não existem forças políticas, recursos necessários, ou mesmo consenso político para resolver o problema.

Advertisement

CEBRASPE (2022):

QUESTÃO ERRADA: As demandas do público sobre algum tipo de ação concreta do Estado em relação a determinado assunto que cause preocupação, mesmo que não desperte a atenção dos membros do governo, fazem parte da agenda governamental.

A agenda de políticas públicas lista problemas, assuntos ou demandas que chamam a atenção de atores governamentais e de cidadãos em geral. Quando uma demanda é incluída na agenda, esse fato social adquiriu status de “problema público”, transformando-os em objeto de debates e controvérsias políticas. Portanto, a etapa de construção de agendas consiste em organizar as demandas sociais.

Gran Cursos.