Última Atualização 8 de janeiro de 2021
O complemento para separação de processos em grupos de responsáveis são as raias. Não confundir com as piscinas, que são elementos do BPMN que se utilizam de raias.
Gateways: são elementos que apresentam desvios de fluxo no processo, permitindo controlar a divergência e convergência do fluxo de atividades, sendo necessários apenas para controlar o fluxo se o processo assim requerer. Sua forma básica é apresentada por um losango,
Piscina (pool): é um participante de um processo, que pode ser uma organização, um cliente, um vendedor, um funcionário, um sistema, um processo maior, etc.
Fluxo de sequência das atividades: é representado por linhas com setas que apontam a sequência a ser seguida no processo.
Atividade: é um trabalho realizado que transforma insumos em produtos. Pode ser atômica (quando é uma atividade isolada – sendo chamada de tarefa) ou não atômica (sendo um conjunto de atividades, ou seja, um subprocesso).
Um diagrama de raias é um tipo de fluxograma que determina quem faz o que em um processo. Utilizando a metáfora de raias de uma piscina (swimlanes, em inglês), um diagrama de raias oferece clareza e responsabilidades ao posicionar etapas do processo dentro das “raias” horizontais ou verticais de um determinado funcionário, grupo de trabalho ou departamento. O diagrama mostra as conexões, comunicação e entregas entre estas raias, e pode servir para destacar desperdício, redundância e ineficiência em um processo.
Este tipo de diagrama é conhecido também como um diagrama Rummler-Brache, ou um diagrama multifuncional (raias às vezes são chamadas de faixas funcionais). Diagramas de raias (também escritos como “swim lane”) são considerados importantíssimos no Modelo de processos de negócios e notação (BPMN e BPMN 2.0); na Linguagem de modelagem unificada (UML), seu software de design homólogo; e diagramas de fluxo de processos (PFDs). Símbolos padrão utilizados em todos estes tipos de diagramas, junto com diagramas de raias, oferecem uma representação visual de leitura fácil das responsabilidades em um processo.
QUESTÃO CERTA: Introduzida no livro “Managing Organizational Performance” de Rummler e Brache, são um complemento a “caixas e setas” do fluxo do processo de um fluxograma. Utilizam linhas dispostas horizontalmente ou verticalmente, que representam como os fluxos de trabalho cruzam unidades organizacionais ou passam responsabilidade de um papel para outro: rais.