Risco Sistemático e Não Sistemático

0
897

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: “este tipo de risco está associado a fatos como problemas de gestão da empresa, greves ou mesmo modificações nos padrões de demanda ou consumo do bem produzido pela empresa” diz respeito ao: Risco não-sistemático.

Parte superior do formulário

Risco Não- Sistemático: inerente a própria empresa ou a um determinado setor. Ou seja, fatos que afetam apenas o ativo em questão ou o setor em questão. Um exemplo disso seria uma greve no setor bancário ou quando os funcionários de uma única empresa fazem alguma paralisação ou, ainda, alguma mudança no padrão de consumo. A forma como é medido o risco não-sistemático é baseado no desvio-padrão dos retornos do papel em questão. A forma mais eficaz de se evitar o risco não-sistemático é através da diversificação de portfólio. 

Advertisement

Risco Sistemático: refere-se ao risco de colapso de todo um sistema financeiro ou mercado, com forte impacto sobre as taxas de juros, câmbio e os preços dos ativos em geral, e afetando amplamente a economia. A medida utilizada para medir o risco sistemático é o índice de mercado.