Remuneração Variável no Setor Público

0
184

Última Atualização 19 de janeiro de 2022

QUESTÃO ERRADA: Tendo em vista o processo de flexibilização organizacional existente hoje, a remuneração variável surge como opção para a estrutura de cargos e salários, exigindo-se, para a sua implantação, a extinção dessa estrutura.

Não há obrigação da “extinção dessa estrutura.”

QUESTÃO CERTA: Há, no Poder Executivo, uma tendência à gestão de pessoas mediante subprocessos, orientados ao desenvolvimento de competências, à avaliação e à gestão do desempenho humano, e recebimento de remuneração variável pelos servidores.

QUESTÃO CERTA: Em organizações públicas, os resultados obtidos nas avaliações de desempenho são convertidos em valores financeiros de gratificações que caracterizam remunerações variáveis.

Atualmente, a legislação – Decreto n° 7.133/2010 – prevê avaliações de desempenho atreladas a gratificações de desempenho que caracterizam remunerações variáveis.

Desenvolvimento de competências: conhecimentos, habilidades e atitudes do servidor

Avaliação: processo de avaliação de desempenho, processo periódico.

Gestão do desempenho: capacidade, motivação e suporte da administração.

Remuneração variável: o objetivo geral deste trabalho consistiu em investigar a percepção dos servidores sobre o prêmio por produtividade e suas relações com o desempenho funcional

Advertisement
 e a adaptação social. A análise da percepção dos servidores em relação ao prêmio por produtividade é realizada com base nos seguintes construtos: valor do prêmio; alcance de metas; relacionamento; satisfação e credibilidade; motivação; justiça e pressão no trabalho.

QUESTÃO ERRADA: A flexibilidade salarial é uma tendência da gestão contemporânea de pessoas, sendo representada por estruturas de retribuição financeira que estimulam a competitividade e recompensam o esforço individual dos servidores, além de ser de fácil implementação no âmbito da administração pública.