Caderno de Prova

Relacionamentos e Cardinalidades

RELACIONAMENTOS

-O fato, acontecimento que liga dois objetos, duas “coisas” existentes no mundo real.

-Associação entre entidades.

– Duas “Coisas” + Um Verbo.

– Estão intimamente ligados às ações realizadas pelos processos sobre os dados e representam os caminhos de navegação ou rotas de acesso do Modelo de Dados.

A representação se realiza através de um losango, com o verbo do relacionamento em seu interior.

Ex.: Cliente faz empréstimo.

Grau do Relacionamento

Um Relacionamento pode envolver duas ou mais Entidades.

O Grau do Relacionamento é determinado pelo número de Entidades envolvidas:

Relacionamentos Binários: envolvem apenas duas entidades.

Relacionamentos Ternários (N-ários): envolvem três ou mais entidades.

Cardinalidade do Relacionamento

Identifica quantas vezes cada instância de uma entidade pode participar do relacionamento. É diferente do grau de relacionamento – que mostra quantas entidades estão atreladas a um verbo / relacionamento. A cardinalidade mostra quantas vezes uma mesma entidade está atrelada ao mesmo verbo / relacionamento.

A cardinalidade indica a quantidade de ocorrências (tuplas) em uma tabela que estão associadas à quantidade de ocorrências na outra.

(Cardinalidade mínima, Cardinalidade máxima) = (X,Y)

Veja alguns relacionamentos com grau de relacionamento 2, portanto, relacionamentos binários (mais de uma entidade associada ao mesmo verbo) com respectivas cardinalidades máximas (indicadas pelos números).

Existe também a cardinalidade mínima (que é, normalmente representada pela cardinalidade máxima). Do lado esquerdo aponta-se a cardinalidade mínima e do lado direito aponta-se a cardinalidade máxima.

CHAVES DE IDENTIFICAÇÃO

Toda entidade deve ter um atributo identificador denominado de chave de identificação.

A chave de identificação (chave primária) de uma entidade deve ter sempre algum valor, não nulo, para cada instância da entidade.

O valor da chave de identificação de cada instância deve ser único dentro da entidade.

Chave de Identificação Composta é formada por mais de um atributo e ocorre normalmente quando se tem Dependência de Existência.

Dependência de existência: as instâncias de uma entidade só podem ser identificadas em função da identificação de uma outra instância de uma outra entidade. Dica: Evitar chaves compostas sempre que possível.

Toda instância de uma entidade possui um valor para chave de identificação própria da entidade.

O valor da chave de identificação própria para uma instância é único dentro da entidade.

O valor da chave de identificação própria de uma instância não pode ser modificado.

QUESTÃO CERTA: No modelo Entidade-Relacionamento (ER), uma característica importante, que tipifica um relacionamento, é a quantidade de ocorrências de uma entidade que podem estar associadas a um determinado relacionamento: cardinalidade.

QUESTÃO ERRADA: A abordagem entidade-relacionamento permite somente relacionamentos binários e dos tipos 1:1 e 1:n.

Errado. Permite relacionamentos N:N que são desmembrados em 1:N e 1:N

QUESTÃO CERTA: A cardinalidade um-para-um (1:1) ocorre quando: uma ocorrência de uma entidade está associada à uma única ocorrência da outra entidade e vice-versa.

QUESTÃO CERTA: O grau do relacionamento é a quantidade de entidades participantes do relacionamento.

QUESTÃO ERRADA: Um relacionamento entre entidades não pode conter atributos, somente as entidades possuem atributos.

Tanto entidades quanto relacionamentos podem conter atributos. Veja exemplo (montante é atributo do relacionamento investe):

QUESTÃO ERRADA: Um atributo é um dado que é associado a cada ocorrência de uma entidade. Relacionamentos não contêm atributos.

QUESTÃO ERRADA: Uma única entidade pode conter somente relacionamentos “um para um”.

Pode ter relacionamentos 1:1, N:1, 1:N e M:N

QUESTÃO ERRADA:

Tendo como referência o modelo lógico precedente, julgue o item a seguir. A partir do modelo apresentado, infere-se que um hospital pode estar vinculado a várias universidades, pois a tabela Hospital apresenta cardinalidade (0, n).

Veja que temos duas informações a respeito da cardinalidade nesse relacionamento: (0, n) e (1,1). Você deve estar se perguntando o porquê de ter um zero aí no meio se as cardinalidades possíveis para um relacionamento são 1:1, 1:N ou M:N, não é? É que essa é a notação (mínimo, máximo).

Essa notação contém tanto a informação da cardinalidade quanto sobre a participação de uma entidade de um relacionamento. Veja que a participação é a quantidade mínima, enquanto que a cardinalidade é a quantidade máxima em um relacionamento.

Um valor 0 (zero) na participação, o valor antes da vírgula, quer dizer que a participação daquela entidade é parcial, ou seja, nem todos os registros da entidade participam do relacionamento. Alternativamente, quando temos o valor 1 queremos dizer justamente o contrário: todas as instâncias daquela entidade participam do relacionamento.

Advertisement

A quantidade máxima, depois da vírgula, é a cardinalidade. Quando essa quantidade máxima é N podemos ter vários registros de uma tabela associados a um registro de outra. Quando esse valor é 1, queremos dizer que um registro de uma tabela só se relaciona com no máximo um registro da outra.

Voltando para o nosso caso concreto, podemos ler o relacionamento da seguinte maneira:

Um Hospital sempre está relacionado a uma e não mais do que uma Universidade (1,1)

Uma Universidade pode estar relacionada com nenhum ou com múltiplos Hospitais (0, n)

Assim, observamos que a assertiva é falsa, já que um Hospital só pode estar relacionado a uma Universidade.

Gabarito: E

(1,1) – No mínimo um e não mais que isso;

(1, N) – pelo menos um e no máximo vários);

(0,1) – pode estar vazio ou no máximo 1;

(0,N) – pode estar vazio ou no máximo vários;

(N,N) – sempre muitos

QUESTÃO CERTA: As seguintes informações foram extraídas de um diagrama de entidades-relacionamento no contexto de um banco de dados relacional.

De acordo com as informações do texto 9A1-I, assinale a opção correta, com relação à leitura das regras do negócio representadas no modelo apresentado: ao realizar uma reserva, o cliente pode escolher um ou vários trechos de voo, mas existe apenas uma aeronave alocada para o trecho reservado.

Analisando as cardinalidades, temos 1 ou n (representado na figura pelo símbolo infinito).

O cliente pode fazer várias reservas | a reserva pode ser feita por um único cliente.

A reserva pode estar relacionada a várias reservas de trecho | A reserva de trecho só pode estar atrelada a uma reserva;

A reserva de trecho pode estar atrelada a um único trecho do voo | O trecho do voo pode estar atrelado a diversas reservas de trecho;

O trecho do voo pode estar atrelado a uma única aeronave | uma aeronave pode estar atrelada a diversos trechos.

Resposta: Ao realizar uma reserva, o cliente pode escolher um ou vários trechos de voo, mas existe apenas uma aeronave alocada para o trecho reservado.

De um lado, você consta condições comerciais impostas ao cliente ou constatações lógicas da realidade. De outro, você consta limitações operacionais da empresa ou constatações lógicas da realidade.

QUESTÃO ERRADA: Com base no diagrama a seguir, é correto afirmar que um item na entidade Ambiente pode não se relacionar com nenhum item na entidade Setor ou pode relacionar-se com vários itens nesta entidade, enquanto um item na entidade Setor pode relacionar-se somente com um item da entidade Ambiente.

Questão simples de modelagem conceitual. Veja que Setor e Ambiente estão ligadas pelo relacionamento POSSUI. A leitura correta das cardinalidades e participações nos relacionamentos funciona partindo-se de uma entidade de origem e verificando o número mais próximo da entidade de destino.

No modelo acima, podemos interpretar da seguinte maneira:

Um setor pode relacionar-se com nenhum ou com um ou mais ambientes.

Um ambiente relaciona-se com exatamente um setor.

Assim, veja que o examinador simplesmente inverteu os conceitos.

Gabarito: ERRADA

Advertisement
Sair da versão mobile