Metadados: De acordo com o dicionário de terminologia arquivística, são dados estruturados e codificados que descrevem e permitem acessar, gerenciar, compreender Dados e/ou preservar outros dados ao longo do tempo.
QUESTÃO CERTA: Os elementos utilizados para o registro de documentos nos serviços de protocolo são metadados desses documentos.
QUESTÃO CERTA: O protocolo visa, sobretudo, a identificação de metadados, com os quais são possíveis o controle e o acesso aos documentos de arquivo.
QUESTÃO CERTA: A entrada ou a produção de um documento de arquivo em uma instituição deve ser seguida do respectivo registro em protocolo, o que possibilita a identificação dos metadados, para fins de acesso ao documento e controle de sua tramitação.
QUESTÃO CERTA: Os metadados são retirados dos documentos de arquivo no momento do registro destes nos sistemas de protocolo e durante a tramitação desses documentos pelos setores de trabalho do órgão ou empresa.
QUESTÃO CERTA: O registro de documentos arquivísticos no protocolo consiste na vinculação de metadados ao documento que tramitará na organização.
QUESTÃO CERTA: No registro, rotina da atividade de protocolo, é feita a identificação dos metadados dos documentos de arquivo.
As atividades de protocolo consistem no recebimento, classificação, registro, distribuição e expedição de documentos.
No registro, o protocolo deve capturar os metadados do documento (remetente, destinatário, data, assunto, número, etc) e inserir em sistema de controle próprio (manual ou informatizado) para que o mesmo seja tenha seu trâmite controlado, e que seja possível o seu rastreio e recuperação quando necessário.
QUESTÃO CERTA: Os metadados sobre o documento de arquivo que entra no protocolo são identificados na rotina conhecida como registro.
QUESTÃO CERTA: A inclusão de dados sobre o documento em uma base de dados é conhecida como registro de documentos e faz parte das atividades de protocolo, vinculadas aos arquivos correntes.