Regência nominal

0
6303

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma entre parênteses sobre o excerto. “[…] há uma escolha prévia, o que a torna ainda mais comprometedora, pelo menos no que diz respeito as mentalidades.” (há uma inadequação quanto à regência nominal).

A regência nominal está associada ao substantivo, adjetivo ou advérbio e não ao verbo – que determina a regência verbal.

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa em que a crase se justifica pela regência nominal.

TEXTO: Mesmo dentro disso que chamo de cultura do estupor parece haver graus variados de acometimento. Pode ir do embasbacamento à inconsciência. Da surpresa à alienação. Da imobilidade à dessensibilização completa. Da empatia seletiva à misantropia, essa que parece ser sua forma mais extremada.

a) “Pode ir do embasbacamento à inconsciência.”.

b) “Da empatia seletiva à misantropia.”.

c) “[…] na cultura do estupor às vítimas resta apenas trocar a fonte.”.

d) “[…] ou pelo menos promover, a int egridade de todos e o respeito ao sujeito e às individualidades.”.

Advertisement

e) “Da surpresa à alienação.”.

Perceba que a alternativa “A”,  “B” “E” são craseadas pelo fenômeno do parelismo sintático, em que ambos os casos são regidos pelo verbo “IR”.

 

Ocorre o mesmo fenômeno no trecho:  “na cultura do estupor às vítimas resta apenas trocar a fonte, o canal ou o link dos terrores diários”.

Porém, neste caso, não é um paralelismo uniforme cuja todas as sentenças são regidas com a preposição “a”.  Mesmo assim, torna a alternativa “C” também errada.

QUESTÃO CERTA:

Em “[…] ela diz respeito à relação entre um ‘eu’ e um ‘tu’ […]”, o uso da crase se justifica porque o termo regente “respeito” exige preposição “a” e o termo regido “relação” é um substantivo feminino que pode ser antecedido pelo artigo “a”.