QUESTÃO CERTA: No refinamento de processos, devem-se considerar, pelo menos, os seguintes vetores: a melhoria do desempenho, o custeio de atividades e o relacionamento com o cliente.
O refinamento de processos também pode ser chamado de uma transformação dos processos por meio de uma evolução planejada e sempre monitorada em relação aos resultados medidos. O foco deve estar na melhoria do desempenho, na redução de custos e no atendimento das necessidades dos clientes e do relacionamento com eles.
O REFINAMENTO DE PROCESSOS é a última fase do ciclo de vida do processo… “Neste momento que se dará início a melhoria contínua dos processos. O foco deve estar na melhoria do desempenho, na redução de custos e no atendimento das necessidades dos clientes e do relacionamento com eles.”
QUESTÃO CERTA: A definição do escopo e da profundidade da análise é uma etapa preparatória, na qual se costuma utilizar o conceito de refinamento sucessivo de processos.
É o famoso drill down: (que vai como uma perfuratriz) do mais amplo – macroprocesso – para o mais específico – tarefa.
QUESTÃO CERTA: Em gerenciamento de processos, as atividades relacionadas a planejamento, análise, desenho, implementação, monitoramento e controle e refinamento
Usualmente o BPM (Segundo conceitos BPM do CBOK) é dividido em 9 áreas de conhecimento, que seriam: Modelagem de Processos, Análise de Processos, Desenho de Processos, Gerenciamento do Desempenho dos Processos, Transformação de Processos e, de forma mais abrangente, Organização de Gerenciamento de Processos, Gerenciamento de Processos Corporativos e Tecnologias de Gerenciamento de Processos de Negócios.
Mas a verdade é que não basta dominar estas áreas de conhecimento, é preciso saber empregar isso dentro de uma ordem de ações interligadas chamada de Ciclo de Vida BPM.
A seguir as fases do Ciclo de Vida do BPM, que são 6:
Planejamento e Alinhamento estratégico
Análise de Processos
Desenho de Processos
Implantação dos Processos
Monitoramento dos Processos
Refinamento de Processos