Quais São Os Tipos de Poder?

0
3689

Última Atualização 17 de fevereiro de 2022

Vejamos quais são os “tipos de poder“. A COMPERVE explica o seguinte:

Poder Coercitivo – está associado com pessoas que estão em posição de punir outros.

Poder de Conexão – baseado em quem você conhece.

Poder da Expertise – vem da experiência de uma pessoa.

Poder da Informação – quando uma pessoa tem acesso a informação valiosa ou importante e influencia outros.

Poder Legítimo – vem da posição que uma pessoa detém.

Poder de referência, referente ou carismático – existe quando as pessoas são bem-queridas e respeitadas.

Poder de recompensa – está baseado na capacidade de uma pessoa dar recompensas.

Poder de conhecimento ou talento – quando alguém possui conhecimentos ou competências ou habilidades específicas que fazem de si um especialista.

Vamos ao que interessa. Segue uma bateria de questões:

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: Na organização Alfa, o chefe Z transferiu o subordinado X para outra área da organização, contra a vontade deste. O poder exercido por Z sobre X foi do tipo: formal; coercitivo.

QUESTÃO CERTA:A capacidade de influenciar, persuadir e motivar os liderados está muito ligada ao poder que se percebe no líder. Um destes tipos de poder é o poder de referência, que pode ser definido como: Poder baseado na atuação e no apelo; conhecido popularmente como carisma.

QUESTÃO ERRADA: A liderança exercida em função do poder legitimado é identificada pelos conhecimentos e pelas capacidades técnicas do indivíduo.

Poder legitimado é aquele outorgado pela estrutura formal da organização. Você foi contratado para ser gerente, o seu poder decorre do seu cargo – e não porque seus colegas valorizam o seu conhecimento.

QUESTÃO CERTA: O gestor de um órgão público exerce sua liderança sobre a equipe por meio de ações de reconhecimento público dos trabalhos realizados pelos servidores, troca de favores pessoais e premiações. Nessa situação hipotética, o tipo de poder exercido por esse líder se dá mediante: recompensa.

QUESTÃO CERTA: O poder coercitivo constitui uma das fontes do poder de posição.

Poder de posição ou de cargo é a posição que o indivíduo ocupa na estrutura organizacional.

Se o sujeito está em um cargo de alta patente (poder de posição), detém o poder de aplicar punições às pessoas (poder coercitivo = faça ou tome o castigo).

De acordo com Peci/Sobral, existem cinco tipos de fontes de poder:

1) posição ou de cargo

2) carisma

3) especialização

4) acesso à informação

5) oportunidade

QUESTÃO ERRADA: O líder que apresenta o poder de referência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe.

Na verdade, são bem-queridas e respeitadas. Esse é o poder de talento ou perícia.

QUESTÃO CERTA: Em uma delegacia de polícia, Aldo, delegado titular, sempre estimula sua equipe para o exercício do melhor trabalho, e ela, em contrapartida, o respeita e o considera uma pessoa justa, de caráter admirável e com grandes qualidades éticas. Paulo, agente de polícia na mesma delegacia, procura sempre cumprir com suas obrigações, e isso requer que, muitas vezes, assuma o comando de equipes compostas por outros agentes de polícia, os quais, apesar de seguirem suas orientações por vê-lo como um servidor com grande conhecimento acerca do serviço, não possuem uma grande admiração por ele: Aldo apresenta os poderes legítimo e de referência.

Sim. O poder legítimo vem da posição que uma pessoa detém. E o poder de referência existe quando as pessoas são bem-queridas e respeitadas.

QUESTÃO CERTA: O poder de recompensa baseia-se na capacidade para alocar resultados recompensadores.

Correto, pois está baseado na capacidade de uma pessoa dar recompensas.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: O poder de especialização deriva da posse de experiência, conhecimento e talento.

Observe como o examinador fez uma conexão entre esses três poderes que são bem parecidos.

QUESTÃO ERRADA: A liderança exercida em função do poder legitimado é identificada pelos conhecimentos e pelas capacidades técnicas do indivíduo

Na verdade, esse é o poder de conhecimento ou talento (relacionado às competências ou habilidades) e não poder legítimo ou legitimado – que está associado à posição que uma pessoa detém.

QUESTÃO CERTA: Uma pessoa com o status de celebridade terá provavelmente um alto poder de referência, podendo liderar pessoas na realização de determinado objetivo em comum.

É o caso do Youtuber Winderson Nunes que doou oxigênio ao Amazonas despertando esse ao em outras pessoas.

O Poder de Referência é baseado no magnetismo ou carisma pessoal. Em muitos casos, as pessoas se identificam com outra devido a certos traços pessoais ou características de personalidade. Ele se desenvolve da admiração por alguém ou de um desejo de ser como aquela pessoa. Esse carisma pode influenciar até mesmo pessoas que não se encontrem sob controle direto ou formal.

QUESTÃO ERRADA: Se uma pessoa exerce influência sobre outra por saber fazer o trabalho de forma exemplar, então, nesse caso, a relação de poder entre ambas se baseia na referência que uma é para a outra.

A relação de poder baseada em referência (ou poder de referência) é aquela que envolve o carisma de uma pessoa que conduz e influencia a outra a realizar suas vontades, e esta pessoa as realiza, baseada na admiração que esta sente por aquela. Quando se usa o conhecimento para influenciar a outra parte, diz-se que está sendo exercido o poder de competência.

Há 5 tipos de poder de liderança, a saber:

  • Coercitivo -> Líder mandão, autoritário.
  • Recompensa -> Líder oferece um prêmio/recompensa se liderado cumprir com tal tarefa.
  • Legítimo -> Líder formal, que veio do papel.
  • Referente -> Líder carismático.
  • Competência -> Líder é perito, tem o conhecimento, o know-how.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Um chefe de departamento que, para alcançar seus objetivos organizacionais, comanda seus subordinados por meio de ameaças e punições frequentes, exerce um poder do tipo: coercitivo.

FGV (2021):

QUESTÃO CERTA: Um chefe de departamento, que comanda seus subordinados por meio do uso de ameaças e punições frequentes para alcançar seus objetivos organizacionais, exerce um poder do tipo: coercitivo.