Henry Ford adotou 3 princípios em sua produção massificada:
o Intensificação: diminuir o tempo de duração da produção, com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e a rápida colocação do produto no mercado;
o Economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação, fazendo com que o automóvel fosse pago antes de vencido o prazo de pagamento da matéria prima adquirida e dos salários. A velocidade de produção deve ser rápida; e
o Produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem, no mesmo período [8h diárias], por meio da especialização e da linha de montagem.
(CHIAVENATO, Teoria Geral da Administração, p. 50)
Banca própria da Marinha (2010):
QUESTÃO CERTA: Entre 1905 e 1910, Henry Ford promoveu a grande inovação do século X: a produção em massa. Para obter um esquema caracterizado pela aceleração da produção por meio de um trabalho ritmado, coordenado e econômico, FORD adotou três princípios básicos. Assinale a opção que apresenta estes princípios: De economicidade, de intensificação e de produtividade.
FIDESA (2012):
QUESTÃO CERTA: Henry Ford foi um importante industrial norte-americano que se notabilizou pela aplicação bem-sucedida dos métodos da Administração Científica na produção de automóveis. Em suas fábricas, Ford adotava os seguintes Princípios Básicos de Administração: Intensificação, Economicidade e Produtividade.
FRAMINAS (2015):
QUESTÃO CERTA: O modelo administrativo adotado por Ford segue os princípios da administração científica caracterizada pelo trabalho dividido, repetido e contínuo. Sobre os princípios de Ford, assinale a alternativa CORRETA: O princípio da economicidade refere-se a reduzir ao mínimo o volume de matéria-prima no curso de transformação.
Quadrix (2016):
QUESTÃO CERTA:O modelo administrativo de Henry Ford caracteriza-se pelo trabalho dividido, repetido e contínuo, alicerçado principalmente nos princípios da produtividade, da intensidade e da economicidade. Dentre as opções apresentadas a seguir, assinale aquela que seja identificada com o princípio da intensificação: Consiste em aumentar a velocidade rotatória do capital circulante, visando, assim, a pouca imobilização.
Banca própria UFBA (2012)
QUESTÃO ERRADA: Henry Ford (1862-1947) enunciou três princípios básicos, a saber: intensificação, economicidade e produtividade, sendo que o princípio da intensificação impõe o aumento da capacidade de produção dos colaboradores através da especialização e da linha de montagem.
A questão misturou os princípios. Aumento da capacidade de produção através da especialização e da linha de montagem é o princípio da PRODUTIVIDADE.
INTENSIFICAÇÃO significa utilizar, imediatamente, os recursos e reduzir o tempo do capital circulante.
Ford adotou três princípios básicos:
1. Princípio de intensificação: Diminuir o temp o de duração com a utilização imediata dos equipamentos e matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
2. Princípio de economicidade: Reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação, fazendo com que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida. A velocidade de produção deve ser rápida: “o minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro ao consumidor, na terça-feira, à tarde
3. Princípio de produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção”.
VUNESP (2015):
QUESTÃO CERTA: Apesar das mudanças introduzidas pela Administração Japonesa no processo de produção industrial, em especial na indústria automobilística, os princípios fordistas ainda são aplicados em muitos setores. Assinale a alternativa que, corretamente, trata de um deles: Racionalização da produção, que utiliza a linha de montagem.
CEBRASPE (2010):
QUESTÃO ERRADA: Os princípios de administração científica de intensificação, de economicidade e da produtividade são os princípios destacados por Taylor.
CEBRASPE (2014):
QUESTÃO ERRADA: O fundador da Ford Motor Co., Henry Ford, introduziu o sistema de produção em massa por meio da padronização de máquinas e equipamentos, da mão de obra e das matérias primas e, consequentemente, dos produtos. A fim de atingir esses objetivos, Ford adotou os seguintes três princípios básicos: princípio do controle, princípio de economicidade e o princípio de produtividade.
Ford:
- Produtividade;
- Economicidade;
- Intensificação.
Quadrix (2016):
QUESTÃO CERTA: O modelo administrativo de Henry Ford caracteriza-se pelo trabalho dividido, repetido e contínuo, alicerçado principalmente nos princípios da produtividade, da intensidade e da economicidade. Dentre as opções apresentadas a seguir, assinale aquela que seja identificada com o princípio da intensificação: Consiste em aumentar a velocidade rotatória do capital circulante, visando, assim, a pouca imobilização.