Última Atualização 8 de janeiro de 2021
Segundo SCHEIN (1986), o processo de gestão de mudanças tem sido tratado, de modo diferenciado, como:
(1) um processo evolucionário (ou genérico), que pressupõe-se serem internas ao grupo, naturais, irresistíveis e inevitáveis as forças que impelem o grupo para a mudança.
(2) um processo adaptativo (ou de aprendizado), cujas forças são controladas pela manipulação do ambiente; ou seja, há menos enfase às disposições internas do grupo social para a mudança e mais às influências externas, como impulsionadoras dessa mudança. Nesse modelo, o agente de mudança irá privilegiar a manipulação dos fatores externos que influenciam o comportamento dos indivíduos no sistema social, a fim de direcionar a mudança no sentido desejado.
(3) um processo terapêutico que acontece no interior da organização, mas como resultado da interação entre o interior e o exterior. O papel da mudança é aperfeiçoar o nível de integração do grupo social ou aumentar sua capacidade de adaptação ao ambiente. Aqui o pressuposto básico é o de que as forças necessárias para a mudança estão presentes no próprio grupo, m as operando como resultantes da interação de fatores internos e externos.
(4) um processo revolucionário, no qual o poder é a principal variável, sendo este poder explícito ou não: o embate entre as forças individuais e coletivas no sistema social conduzirá a uma situação nova, seja esta vista ou não como uma revolução.
(5) um processo gerenciável (ou administrado), no qual as forças podem estar tanto sob o controle quanto fora do controle dos gestores. O condutor do processo tem uma visão teórica de como pode fazer uso estratégico e operacional das forças que são determinantes na efetuação da mudança, e então efetivar a mudança dentro de um plano coerente de ação.
Referência: SCHEIN, Edgard H. Organizational Culture and Leadership. San Francisco: Jossey Bass, 1986.
QUESTÃO CERTA: Um processo de mudança e inovação organizacional pode ser baseado nos seguintes modelos: processo evolutivo, adaptação ou aprendizagem, processo terapêutico, processo revolucionário e processo da mudança administrada. Reengenharia organizacional, turnaround management e o poder de decidir como meios preponderantes para promover a mudança, são características do modelo revolucionário.
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