QUESTÃO ERRADA: Independentemente da natureza e do ramo de organizações distintas, seus processos centrais são idênticos, uma vez que se referem sempre ao atendimento ao cliente.
A depender da natureza e do ramo das organizações, os processos centrais – ou core processes – se adaptarão a demanda da organização. O ciclo PDCA serve para praticamente isso: Uma melhoria contínua nos processos organizacionais em geral, podendo esta ferramenta resultar em melhorías, extinção ou reengenharia dos processos.
Veja o ENAP – Gestão de processos:
”Processos Finalísticos
Processos finalísticos são processos técnicos que compõem as atividades-fim da organização, diretamente envolvidos no atendimento às necessidades dos clientes ou usuários. Eles se relacionam com a razão de ser ou com a essência do funcionamento da organização. Os processos enquadrados nesta categoria estão diretamente relacionados com os fundamentos estratégicos da organização: missão, visão de futuro e objetivos estratégicos.”
QUESTÃO ERRADA: Em organizações públicas, a prestação de serviços públicos, a gestão de pessoas e o atendimento a clientes são considerados processos centrais.
Existem três tipos de processos organizacionais, são eles:
>> Finalísticos / Centrais / Primários: composto por atividades que geram valor direto ao cliente final.
Exemplo: Atendimento ao Cliente
>> Apoio / Suporte / Secundários: apoiam as atividades primárias. Os resultados não são perceptíveis pelos clientes.
Exemplo: processos de recursos humanos, processos de tecnologia da informação etc.
>> Gerenciamento: processos que buscam garantir a qualidade dos produtos / serviços prestados. Não agregam valor imediato ao ciente.
Exemplo: processos de gestão estratégica, processos de auditoria, processos de gestão de projetos, entre outros.
QUESTÃO ERRADA: Na hierarquia dos processos de uma organização pública, são considerados processos centrais aqueles que se referem a limpeza e manutenção do escritório.
QUESTÃO ERRADA: A adoção da abordagem por processos em organizações da administração pública requer técnicas específicas destinadas a organizações dessa natureza, pois a forma de classificação dos processos centrais e de apoio nessas organizações difere do comumente adotado em organizações privadas.
Embora os processos centrais sejam diferentes em organizações públicas e privadas, as técnicas, em si, são as mesmas para ambas.