Última Atualização 8 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Por trás do aumento da importância da gestão do conhecimento, emerge um fato simples: uma quantidade enorme do conhecimento da organização não lhe pertence, mas sim, aos indivíduos que a compõem. Muitas vezes, quando alguém deixa a organização, sua experiência desaparece com ele (conforme GARVIN, David. Uma nota sobre gestão do conhecimento, Pesquisa no 9-398-031, preparada para Havard Business School e publicada em 26 nov. 1997). No cerne da Gestão do Conhecimento estão quatro processos, podendo-se afirmar que o processo de: Desenvolvimento corresponde à seleção e ao refinamento do material para aumentar seu valor para os usuários.
Processo estratégico de administração do conhecimento:
Geração: Identificar o conhecimento.
Organização: representação e recuperação de informações.
Desenvolvimento: seleção e refinamento de informações.
Distribuição: tornar o material acessível.
Segundo Lacombe e Heilborn (2003),
No processo de geração, o objetivo é identificar o conteúdo desejado e incentivar as pessoas a contribuírem com ideias.
Já o processo de organização envolve a representação e a recuperação das informações com rapidez e facilidade.
Para o processo de desenvolvimento, ocorre a seleção e o refinamento do material para aumentar seu valor para os usuários.
O processo de distribuição é a forma como as pessoas acessam o material.