Processo e Cadeia de Valor

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Última Atualização 9 de fevereiro de 2022

Processo – é uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados.

Cadeia de valor – essa notação enfatiza a captura de processos e atividades que adicionam valor ao serviço ou produto, entregue ao cliente. Proporciona uma visão geral, mas não uma visão detalhada dos processos de negócios.

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o guia BPM CBOK, a agregação de atividades e comportamentos executados por seres humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados é um conceito que se refere à cadeia de valor.

O conceito apresentado na questão se refere ao de Processo, e não de Cadeia de Valor.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: O conjunto de ações estratégicas relevantes em uma organização é denominado: cadeia de valor.

cadeia de valor é um método que permite à empresa organizar todos os seus processos, observando os elos e como cada um deles pode gerar valor ao cliente. … O conceito pode ser apresentado em um fluxograma das etapas essenciais, para agregar valor ao produto final de uma empresa.

VUNESP (2018):

QUESTÃO CERTA: Um primeiro passo para se estruturar uma organização por processos é a identificação da própria organização por meio do mapeamento dos fluxos mais importantes, das partes interessadas e suas necessidades, da estrutura organizacional e dos objetivos estratégicos da organização. Essa primeira fase representa a construção: da Cadeia de Valor.

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO ERRADA: A técnica de notação de cadeia de valor é utilizada no processo do seis sigmas.

Conforme o PMBOK, “A notação de cadeia de valor é utilizada para demonstrar um simples fluxo contínuo da esquerda para direita dos processos que diretamente contribuem para produzir valor para os clientes da organização”.

Por sua vez, Coronado e Antony (2002) definem o programa Seis Sigma como uma estratégia de melhoria de negócios, focando lucratividade, redução de custos da baixa qualidade, aumento da eficácia e eficiência das operações e a satisfação dos clientes.

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Schroederet al (2002) propuseram três definições para Seis Sigma:

(a) coleção de ferramentas e métricas;

(b) abordagem de melhoria de processo, utilizando-se de método e linguagem comum;

(c) uma filosofia de negócio e cultura que se difunde por toda a empresa.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: A sinergia das unidades de uma organização permite que as estratégias levem a metas e resultados esperados, uma vez que a agregação de valor aos produtos e serviços surge da combinação de diferentes capacidades e competências.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO ERRADA: O foco no cliente que gera valor para si em toda a cadeia produtiva da empresa é aplicado em empresas com estruturas tradicionais verticais.

Quando a empresa possui estrutura vertical ou tradicional, seu foco é no CHEFE/HIERARQUIA. Mas, quando a estrutura é horizontal e focada em processos, o foco é no CLIENTE.

O gerenciamento processo considera o foco no cliente e tem perspectiva interfuncional (indo além das estruturas hierárquicas de comando e dos controles em silos voltados para a realidade interna). 

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: O processo de mapeamento dos fluxos mais importantes dentro de uma organização, permitindo que a empresa conheça e compreenda suas vantagens competitivas, está relacionado ao conceito de: análise da cadeia de valor.