Procedimentos e Técnicas de Auditoria

0
253


1) Inspeção: envolve o exame de registros ou documentos (exame documental), internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo (inspeção física). (NBC TA 500 A14.)

Ex.: Inspeção de registros em busca de evidência de Autorização.

2) Observação: consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros. (NBC TA 500 A17.)

Ex.: A observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle

3) Recalculo: consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente.

Ex.: Cálculo de depreciação, provisão para devedores duvidosos

4) Indagação ou Inquérito: consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade.

Ex.: funcionários, Sócios, Fornecedores

5) Reexecução: envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade

Ex.: Reexecução de conciliações bancárias

6) Procedimentos analíticos: consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros, incluindo a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

7) Confirmação: representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. (NBC TA 500 A18.)

Ex.: Confirmação de saldos contábeis e seus elementos, confirmação de termos de contratos ou transações da entidade com terceiros.

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: Quando em determinada entidade o auditor tiver necessidade de averiguar informações junto aos funcionários responsáveis pelo acompanhamento das vendas, da posição dos investimentos e dos controles internos, deverá usar a técnica: do inquérito.

QUESTÃO CERTA: De acordo com o Professor Domingos Poubel de Castro, em seu livro Auditoria e Controle Interno na Administração Pública, a atividade de auditoria no sistema de controle interno é realizada por meio de procedimentos e técnicas de auditoria. Constituem um procedimento e uma técnica de auditoria, respectivamente: teste de observância e análise documental.

Advertisement

Conforme a norma e a doutrina os procedimentos de auditoria são o conjunto de procedimentos técnicos com base nos quais o auditor obtém evidências ou provas que sejam suficientes e adequadas para fundamentar o seu parecer sobre as demonstrações contábeis auditadas.

Os procedimentos de auditoria são divididos em testes de observância (ou aderência) e testes substantivos.

Já as técnicas de auditoria são o conjunto de processos e ferramentas operacionais de que se serve o controle para a obtenção de evidências, as quais devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis para conclusão dos trabalhos.

Exemplos: Indagação escrita ou oral, análise documental, conferência de cálculo, confirmação Externa ou Circularização, exame dos registros, inspeção física, dentre outras.

QUESTÃO CERTA: Procedimentos e técnicas de auditoria constituem investigações técnicas. O procedimento de auditoria representa a essência do ato de auditar e a técnica de auditoria serve ao controle para a obtenção de evidências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui