QUESTÃO ERRADA: O modelo de reforma do Estado brasileiro, posto em prática sob a ótica neoliberal, mostrou-se eficaz na solução dos problemas socioeconômicos do país, pois estava orientado para o desenvolvimento e levou em consideração a necessidade do Estado e sua construção em novas bases.
No que se refere ao Brasil, podemos argumentar que o modelo de reforma do Estado dual e linear, implementado sob a ótica neoliberal, não se mostrou capaz de resolver adequadamente os problemas socioeconômicos do país.
Ficou evidenciado que, em geral, além da ausência de vontade política dos governantes, as reformas apoiadas em decisões pontuais e casuísticas se apresentaram desarticuladas e incoerentes.
Os custos dessas distorções se refletem na capacidade de competitividade do país, na vida dos cidadãos e na motivação dos funcionários públicos. Este artigo buscou responder à questão: quais foram os resultados das reformas gerenciais no Brasil, nos EUA e na União Europeia, partindo de uma perspectiva comparada?
Existem evidências de que o modelo de reforma administrativa implementado nos países selecionados neste artigo, sob a ótica neoliberal, não se mostrou capaz de resolver adequadamente os problemas da administração pública.