Problema de principal-agente

0
480

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA O problema de principal-agente é um tipo de problema caracterizado por um esforço que não pode ser monitorado e medido pelo principal e, portanto, não pode ser diretamente recompensado.

Realmente, não é possível haver o monitoramento (pelo menos, o monitoramento total não é possível). Aliás, é até pela impossibilidade de monitoramento, que o problema persiste e é tão recorrente. Ao mesmo tempo, até pela ausência do monitoramento completo, o esforço do agente nem sempre é diretamente recompensado. Isto é, o agente (que trabalha para o principal) pode se esforçar bastante e, mesmo assim, nem chegar a ser diretamente recompensado, pela impossibilidade de monitoramento pleno. Assim, o principal, de fato, não consegue monitorar de forma plena o agente; e esse, pela ausência deste monitoramento, pode não ser diretamente recompensado pelo seu esforço.

QUESTÃO CERTA: O modelo do principal-agente depende da relação hierárquica entre os indivíduos e, principalmente, da existência de ações ocultas.

O modelo do agente-principal pressupõe uma relação de hierarquia. Veja a definição: “O principal é um indivíduo que emprega um ou mais agentes para atingir um objetivo. O agente é um indivíduo empregado por um principal para atingir os objetivos deste. ” Ao mesmo tempo em que existe essa hierarquia, vai haver também ações ocultas. Aliás, as ações ocultas são o próprio fundamento basilar da assimetria de informações (onde um lado realiza algumas ações desconhecidas pelo outro lado).

QUESTÃO ERRADA: Um caso especial de risco moral associado à assimetria de informação é a teoria agente-principal, em que o principal é a parte mais informada e o agente é a parte menos informada em uma transação.

Advertisement

É o contrário, o principal é o menos informado, pois é o contratante… o agente é o mais informado, isto é, é o operador.

QUESTÃO CERTA: Se o principal for neutro ao risco e se o agente for avesso ao risco, a remuneração variável conferida ao agente deverá ser mais elevada que a remuneração paga a um agente neutro ao risco.

A remuneração a ser paga a um agente avesso ao risco deve ser maior justamente para que ele corra riscos e aumente os lucros. Analogia: Imagine dois perfis de investidores um neutro que não corre riscos e outro avesso ao risco que investe em ações, logo o segundo investidor terá maior lucro devido ao risco.

QUESTÃO CERTA: A relação de hierarquia entre principal e agente é fundamental no modelo do principal-agente.

A teoria agente-principal ou principal-agente é baseada na assimetria de informações que ocorre quando o principal, que é aquele que exerce uma posição superior em relação a um agente, faz uma demanda para este último que deveria cumpri-la despendendo o esforço necessário para tanto.