Princípios da racionalização de processos

0
1052

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A racionalização de processos em organizações deve obedecer a uma série de princípios, sob o risco de ocorrência de vários problemas, caso isso não ocorra. Duplicidade de dados, insegurança na base de dados e aumento do tempo de ciclo de um processo são disfunções resultantes do desrespeito a qual princípio de racionalização? Princípio da parcimônia.

QUESTÃO CERTA: Os processos organizacionais estão presentes no cotidiano organizacional e sua utilização passa pela observação de princípios de criação e racionalização. Sobre os princípios da criação e racionalização de processos, assinale a alternativa correta: O Princípio da Parcimônia afirma que um processo de trabalho não deve ter mais dados que os necessários para realizar as operações para as quais foi planejado. 

Parte superior do formulário

Parcimônia é um conceito de frugalidade, economia ou precaução ao chegar a uma hipótese ou curso de ação. Seu significado pode ser traduzido por “menos é melhor”. Trata-se de um princípio geral que tem aplicações desde a ciência até a filosofia e em todos os campos relacionados a elas.

Advertisement

Princípio da Centralização (os sistemas utilizados para racionalizar, criar ou extinguir os processos devem ser lógicos e integrados);

Princípio da Persistência (um processo deve estar sempre pronto para entrar em operação, buscando os dados necessários na fonte para sua operação e remetendo esses dados para o destino);

 Princípio da Ordenação (um processo deve estar estruturado na sequência lógica de entrada de dados);

 Princípio da Simultaneidade (em um mesmo sistema, processos são executados ao mesmo tempo, com o objetivo de reduzir o tempo de ciclo, exercer controle e reduzir o custo operacional).