Princípios da modelagem de processos

0
863

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

Segundo Paim (2002):

1. Aderência: Norteia o entendimento do quão perto o modelo está da estrutura e funcionamento da realidade modelada.

2. Relevância ou suficiência: Cada objeto representado em um dado modelo deve ter um propósito e, nesse sentido, um dado modelo não deve conter mais informações do que o necessário.

3. Custo/Benefício: Para aplicação deste princípio deve ser analisada a quantidade de trabalho necessária para criar o modelo versus utilidade do modelo versus quanto tempo o modelo será usado.

4. Clareza: Está relacionado à capacidade do modelo adotado ser entendido e usado pelos usuários.

5. Comparabilidade: Possibilidade de comparação de diferentes processos, logo, apresenta como necessários a aplicação do mesmo método para diferentes processos.

6. Estruturação sistemática: Este princípio está ligado com a capacidade de integrar modelos representando diversos aspectos da realidade e, neste sentido, a capacidade destes modelos de se estruturarem metodologicamente.

QUESTÃO CERTA: Um dos princípios de modelagem de processos é a aderência que: norteia o entendimento do quão perto o modelo está da estrutura e do funcionamento da realidade modelada.

QUESTÃO CERTA: São princípios de Modelagem de Processos: Aderência. Relevância ou suficiência. Custo / benefício. Clareza. Comparabilidade. Estruturação sistêmica.