QUESTÃO CERTA: A observância aos princípios fundamentais de contabilidade é obrigatória no exercício da profissão contábil e constitui condição de legitimidade das normas brasileiras de contabilidade (NBC).
Resolução CFC N 750
DOS PRINCÍPIOS E DE SUA OBSERVÂNCIA
Art. 1º. Constituem PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE (PC) os enunciados por esta Resolução.
§ 1º. A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
§ 2º. Na aplicação dos Princípios de Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10)
Os princípios de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científicos e profissional de nosso país. Concernem, pois, à contabilidade no sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades.
QUESTÃO CERTA: A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão contábil e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade. A Resolução CFC 750/93 dispõe sobre o Princípio Contábil do Registro pelo Valor Original, entre outros: Entidade, Prudência, Oportunidade, Competência e Continuidade.
QUESTÃO CERTA: São Princípios de Contabilidade: entidade, continuidade, oportunidade, registro pelo valor original, competência e prudência.