QUESTÃO CERTA: O princípio da atualização monetária diz que os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.
QUESTÃO CERTA: Conforme resolução do CFC n° 1.282/10, que traz à luz os Princípios de Contabilidade, o Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. Dessa forma, os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais. O texto trata sobre Atualização monetária.
QUESTÃO ERRADA: Atualização monetária é um procedimento de reavaliação do item patrimonial, visando o ajuste dos valores originais.
Item incorreto. Atualização monetária não é uma reavaliação. É apenas uma correção do valor, dado que a moeda não é constante ao longo do tempo.
QUESTÃO CERTA: A adoção de atualização monetária, prevista no princípio do registro pelo valor original, não representa nova avaliação, mas somente o ajustamento dos valores originais mediante a aplicação de indexadores para determinada data.
Resolução 750/93- CFC
Art. 7, parágrafo segundo, inciso III.
A atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado momento.
QUESTÃO CERTA: De acordo com o princípio do registro do valor original, a atualização monetária não representa nova avaliação, mesmo gerando o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante aplicação de indexadores e outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda.
Item correto conforme a Res. 750/93, Art. 7º, § 2º, III: “III – a atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10) ”
QUESTÃO CERTA: Nas mensurações subsequentes dos componentes patrimoniais, os valores históricos desses componentes podem ser ajustados por meio de indexadores que reflitam a variação do poder aquisitivo da moeda nacional.
Resolução 750 e 1.111 CFC
PRINCÍPIO DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA
1.5.1. O enunciado do Princípio da Atualização Monetária
Art. 8º Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis por meio do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.
Parágrafo único. São resultantes da adoção do Princípio da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA:
I – a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo;
II – para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais (art. 7º), é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que permaneçam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por consequência, o do patrimônio líquido;
III – a atualização monetária não representa nova avaliação, mas, tão-somente, o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores, ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período”.
QUESTÃO ERRADA: Atualmente, os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional não podem ser reconhecidos nos registros contábeis, visto que o princípio contábil da atualização monetária foi excluído em 2010.
O princípio da atualização monetária foi incorporado ao do registro pelo valor original. O princípio da atualização monetária continua com o mesmo teor do que prescrevia a Resolução antes do CFC 1.282/10. O que houve foi a mudança de posicionamento, tornando-se “espécie” do genérico princípio do Registro pelo Valor Original.
GABARITO ERRADO.
Art. 3º São Princípios de Contabilidade: (Redação dada pela Resolução CFC nº.1.282/10)
1) da Entidade;
2) o da Continuidade;
3) o da Oportunidade
4) o do Registro Pelo Valor Original;
5) da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
6) o da Competência
7) o da Prudência.
O princípio da atualização monetária continua com o mesmo teor do que prescrevia a Resolução 750/93 antes do CFC 1.282/10. O que houve foi a mudança de posicionamento, tornando-se “espécie” do genérico princípio do Registro pelo Valor Original.
QUESTÃO ERRADA: Segundo o princípio da atualização monetária, não é necessária a realização de nova avaliação, mas somente de um ajustamento dos valores originais para determinada data, aplicando-se indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.
Atualização monetária deixou de ser princípio após a edição da resolução 1282 do CFC