Poupança Pública e Privada

0
544

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A política econômica do governo pode influenciar a taxa de poupança de forma direta, pelo aumento da poupança pública, e de forma indireta, pelo estímulo da poupança privada.

A poupança total é igual à poupança privada + poupança pública. 

Se o governo gasta menos, aumenta a poupança pública.

A privada pode ser ampliada com a elevação da taxa de juros, por exemplo. A taxa de juros pode ser entendida como o “preço” do dinheiro, se ↑ P ↑ Q

Considerando-se que a poupança nacional seja superior ao investimento agregado e que as reservas internacionais sejam constantes, será correto afirmar que o país apresentará déficit em transações correntes.

QUESTÃO ERRADA: Considerando-se que a poupança nacional seja superior ao investimento agregado e que as reservas internacionais sejam constantes, será correto afirmar que o país apresentará déficit em transações correntes.

Considerando-se que poupança nacional (Sn) é, juntamente com poupança externa (Sext) e poupança governamental (Sgov), a poupança total (St), ou seja, St=Sn+Sext+Sgov ; e que St = Investimento agregado (I), então:

Se Sn>I

O país não necessariamente apresentará déficit em transações correntes. 

O que o item propõe é que uma Sn maior que I leva a uma poupança externa positiva, o que não se verifica necessariamente, vez que ainda deve ser observada a Sgov. 

De todo o modo, (Sext+Sgov) deve, necessariamente, ser negativo para compensar o tanto que Sn excede I. Para isso, podemos ter tanto uma Sext neg que compense a Sgov positiva, como uma Sgov negativa que compense a Sext.

Advertisement

Há que se ressaltar também a igualdade, somente em módulo, do saldo de transações correntes (STC) e da Sext [Sext= – SCC], lembrando que um país com STC negativo é importador de poupança e STC positivo é exportador de poupança – tema recorrente nas provas CESPE. 

QUESTÃO CERTA: A redução dos impostos sobre a poupança privada expande a oferta de fundos emprestáveis e, mediante a redução das taxas de juros, conduz ao aumento dos gastos de investimento na economia.

Identidade básica de poupança = investimento.

Se tenho redução de impostos sobre a poupança, tenho mais poupança. Se tenho mais poupança, tenho mais investimentos na economia. Com mais dinheiro disponível via bancos, é de se esperar que o preço desse dinheiro, o juro, seja menor.