CESGRANRIO (2018):
QUESTÃO CERTA: Um plano de marketing abrange dois níveis: o estratégico, que estabelece a proposta de valor para o mercado, e o tático, que especifica as ações relacionadas à: promoção, à praça, ao produto e ao preço.
Para Kotler & Keller (2013), o plano de marketing é o instrumento central para direcionar e coordenar o esforço de marketing e funciona em dois níveis: estratégico e tático.
O plano de marketing estratégico estabelece os mercados-alvo e a proposta de valor a ser oferecida com base em uma análise das melhores oportunidades de mercado.
Já o plano tático de marketing especifica as táticas de marketing, incluindo especificações de produto, promoção, merchandising, determinação de preço, canais de vendas e serviço.
Banca própria IF-SC (2019):
QUESTÃO ERRADA: O plano de marketing é o processo central, referente a implementação de estratégias, para direcionar e coordenar o esforço de marketing, funcionando em dois níveis, o estratégico e o tático.
CESGRANRIO (2008):
QUESTÃO ERRADA: Ao elaborar o plano de marketing para 2008, os executivos de uma instituição financeira desenvolveram uma série de ações para ampliar o relacionamento com os clientes. Eles esperam que a implantação de estratégias de marketing de relacionamento leve a organização a: desenvolver boas relações com as partes interessadas no negócio, mantendo lucratividade em longo prazo.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: Considerando a construção de um plano de marketing em unidades de informação, análise as afirmativas a seguir.
I. A implementação, execução e controle das ações previstas no plano de marketing dizem respeito à definição de metas.
II. Dimensionar /desenvolver o produto/serviço, estabelecer pontos fortes e fracos do negócio/atividade e estabelecer canais de comunicação referem-se à determinação do mercado.
III. Propaganda, promoção, escolha das alternativas e prioridades para a ação e a definição de objetivos de ação voltados para resultados mensuráveis estão relacionados à definição do plano tático de marketing.
Está correto o que se afirma em: II e III, somente.
O Plano de Marketing é um planejamento das ações de Marketing e é nele que definimos os objetivos e metas.
Alguns itens que compõe o plano de marketing:
- Pesquisa de mercado;
- Análise do produto e seu preço;
- Política de propaganda e promoção de vendas.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: Uma das etapas do plano de marketing consiste na estimativa dos resultados esperados das ações de marketing.
Normalmente é composto das seguintes partes:
Resumo executivo e sumário;
Situação atual de marketing;
Análise de oportunidades e questões;
Objetivos; Programas de ação;
Demonstrativo de resultados projetados;
Implementação;
Controles e Realimentação;