PLANO DE MARKETING: O Que É e Características

0
27733

Última Atualização 27 de janeiro de 2022

CESGRANRIO (2018):

QUESTÃO CERTA: Um plano de marketing abrange dois níveis: o estratégico, que estabelece a proposta de valor para o mercado, e o tático, que especifica as ações relacionadas à: promoção, à praça, ao produto e ao preço.

Para Kotler & Keller (2013), o plano de marketing é o instrumento central para direcionar e coordenar o esforço de marketing e funciona em dois níveis: estratégico e tático. 

plano de marketing estratégico estabelece os mercados-alvo e a proposta de valor a ser oferecida com base em uma análise das melhores oportunidades de mercado.

Já o plano tático de marketing especifica as táticas de marketing, incluindo especificações de produto, promoção, merchandising, determinação de preço, canais de vendas e serviço.

Banca própria IF-SC (2019):

QUESTÃO ERRADA: O plano de marketing é o processo central, referente a implementação de estratégias, para direcionar e coordenar o esforço de marketing, funcionando em dois níveis, o estratégico e o tático.

CESGRANRIO (2008):

QUESTÃO ERRADA: Ao elaborar o plano de marketing para 2008, os executivos de uma instituição financeira desenvolveram uma série de ações para ampliar o relacionamento com os clientes. Eles esperam que a implantação de estratégias de marketing de relacionamento leve a organização a: desenvolver boas relações com as partes interessadas no negócio, mantendo lucratividade em longo prazo.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: Considerando a construção de um plano de marketing em unidades de informação, análise as afirmativas a seguir.

I. A implementação, execução e controle das ações previstas no plano de marketing dizem respeito à definição de metas.

II. Dimensionar /desenvolver o produto/serviço, estabelecer pontos fortes e fracos do negócio/atividade e estabelecer canais de comunicação referem-se à determinação do mercado.

III. Propaganda, promoção, escolha das alternativas e prioridades para a ação e a definição de objetivos de ação voltados para resultados mensuráveis estão relacionados à definição do plano tático de marketing.

Está correto o que se afirma em: II e III, somente.

O Plano de Marketing é um planejamento das ações de Marketing e é nele que definimos os objetivos e metas.

Alguns itens que compõe o plano de marketing:

  • Pesquisa de mercado;
  • Análise do produto e seu preço;
  • Política de propaganda e promoção de vendas.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Uma das etapas do plano de marketing consiste na estimativa dos resultados esperados das ações de marketing.

Normalmente é composto das seguintes partes:

Resumo executivo e sumário;

Situação atual de marketing;

Análise de oportunidades e questões;

Objetivos; Programas de ação;

Demonstrativo de resultados projetados;

Implementação;

Controles e Realimentação;