QUESTÃO CERTA: O plano de contas único do governo federal visa facilitar e promover, de forma sistematizada, os registros contábeis dos atos e fatos praticados pelas entidades públicas, proporcionar maior flexibilidade no gerenciamento e na consolidação dos dados e atender à demanda dos usuários por informações.
MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição
2. ASPECTOS GERAIS DO PCASP
2.1. CONCEITO DE PLANO DE CONTAS
Plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários.
2.2. OBJETIVOS DO PCASP
O PCASP alinha-se a esta finalidade por meio da padronização da forma de registro contábil para a extração de informações para estes usuários.
Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – página: 342
QUESTÃO ERRADA: O Plano de Contas Único da Administração Federal aplica-se obrigatoriamente aos órgãos da administração direta, incluídos os órgãos autônomos e os fundos especiais, e a todas as entidades integrantes da administração indireta.
É facultativo às Empresas Públicas e SEM independentes. As dependentes ainda se sujeitam aos ditames do PCASP! Empresas públicas e economia mista são da ADM indireta e não são obrigadas.