Planejamento de qualidade

0
223

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Segundo o PMBOK, são ferramentas adicionais ao planejamento de qualidade: Brainstorming e técnicas de grupo nominal. Fluxogramas. Diagrama de Afinidade. Análise de Campos de Força. Diagramas de Matriz. Matrizes de Priorização.

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA Cada vez mais as pessoas se informam a respeito da qualidade dos serviços de saúde e desejam saber se serão bem tratadas, se estarão seguras e protegidas de riscos excessivos decorrentes da estrutura e dos processos realizados nas instituições. Acerca da acreditação e da qualidade em serviços de saúde, julgue os seguintes itens. O ciclo de controle/gerenciamento PDCA, o diagrama de causa e efeito (espinha de peixe), o diagrama de afinidades, o diagrama de inter-relação, o diagrama de Pareto, a carta de controle e os CCQ são ferramentas utilizadas em CQT e GQT.

Segundo o PMBOK, são ferramentas adicionais planejamento de qualidade:

– Brainstorming.

– Diagramas de afinidade, usados para identificar visualmente os agrupamentos lógicos com base em relacionamentos naturais.

– Análise do campo de força, que são diagramas das forças a favor e contra a mudança.

– Técnicas de grupos nominais, para permitir que as ideias passem pelo brainstorming em pequenos grupos e depois sejam analisadas por um grupo maior.

– Diagramas matriciais, que incluem dois, três ou quatro grupos de informações e mostram as relações entre fatores, causas e objetivos. Os dados de uma matriz são organizados em linhas e colunas com células de interseção que podem ser preenchidas com informações que descrevam os relacionamentos demonstrados entre os itens localizados na linha e na coluna.

Advertisement

– Matrizes de priorização, que fornecem uma forma de classificar um conjunto variado de problemas e/ou questões (normalmente gerados durante o brainstorming) pela sua importância.

QUESTÃO ERRADA: O diagrama de afinidade e o diagrama de árvore são algumas das ferramentas para dados numéricos que auxiliam os projetos e as atividades de melhoria da qualidade.

Diagrama de afinidades mede dados qualitativos, logo não pode medir números.

O diagrama de afinidades – é uma ferramenta que tem como objetivo principal esclarecer o caráter, a forma e a dimensão ou extensão de problemas ao agrupar ideias e opiniões (em um método parecido com o brainstorming) de acordo com suas similaridades em situações onde não há a disponibilidade de dados estatísticos para a tomada de decisões.

 

Diagrama de Árvore – É uma ferramenta muito eficaz para isso, já que permite fazer o mapeamento detalhado dos caminhos a serem percorridos para alcançar o objetivo e assim definir uma estratégia de abordagem, ou dar uma visão da sua estrutura. Possibilita desdobrar o objetivo, repetidamente, até se chegar a ações executáveis.