Planejamento de Carreiras de Pessoas

0
1091

Última Atualização 9 de abril de 2023

FCC (2017):

QUESTÃO CERTA: Do ponto de vista de provisão de insumos humanos, o planejamento operacional integrado leva em conta quatro fatores ou variáveis intervenientes: o volume de produção planejado pela organização; mudanças tecnológicas dentro da organização que alterem a produtividade pessoal; condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela; e planejamento de carreiras dentro da organização.

CESGRANRIO (2009):

QUESTÃO CERTA: O planejamento de carreiras é parte essencial de uma consistente política de remuneração, que se desenvolve desde o recrutamento interno. O conceito de planejamento de carreiras consiste em: estabelecimento das metas e da trajetória de carreira dos funcionários.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: No planejamento de carreiras, os processos de desenvolvimento e valorização de pessoas são vinculados à estrutura de cargos e salários das organizações, de modo que a movimentação dos funcionários possa ser gerenciada com maior eficácia e eficiência.

Negativo. Planejamento de carreira está vinculada à estrutura do cargo. Processo de Desenvolvimento e valorização está relacionada com a pessoa.

ESAF (2010):

QUESTÃO CERTA: Marque o único aspecto que não fundamenta o planejamento de carreiras: famílias de cargos.

Parte superior do formulário

Chiavenato afirma que o planejamento da carreira se fundamenta em aspectos como:

·  Desempenho no cargo – dele depende o progresso na carreira;

·  Grau de exposição do indivíduo – quem é visto é conhecido e com isso tem oportunidades de promoção e transferências;

·  Lealdade organizacional – adequação entre satisfação do empregado e da empresa, evitar a alta rotatividade. Caso a empresa não promova oportunidades, ela perde funcionários para outras empresas;

·  Apoio dos subordinados-chave – cordinha do general (apoia e espera retribuição, ou no mínimo ir junto do superior).

• TRAJETÓRIA DE CARREIRA-Sucessão de cargos que exigem requisitos crescentes.

• TRAJETÓRIA DE CARREIRA – LINHA DE ESPECIALIZAÇÃO: Sucessão de cargos de uma mesma família (atividades correlatas e de mesma natureza) que exigem requisitos crescentes.

Advertisement

• TRAJETÓRIA DE CARREIRA – LINHA GENERALISTA: Sucessão de cargos de famílias diferentes que exigem requisitos crescentes.

• TRAJETÓRIA DE CARREIRA – LINHA HIERÁRQUICA: Sucessão de CARGOS EXECUTIVOS que exigem requisitos crescentes e alocados em graus superiores aos cargos técnicos e administrativos.

• TRAJETÓRIA DE CARREIRA – Y: Sucessão de cargos técnicos ou administrativos com complexidade similar aos cargos executivos. Permite ao profissional crescer na organização ocupando cargos TÉCNICOS ou GERENCIAIS.

• SEGMENTO DE CARREIRA: É a configuração do cargo de forma ampla, dispostos em níveis crescentes de complexidade.

• CARREIRA INDIVIDUAL: É a sucessão de cargos ocupados por um indivíduo em sua trajetória profissional.  indivíduo que possam melhorar as competências para atingir o objetivo de desenvolvimento.

VUNESP (2012):

QUESTÃO CERTA: Os objetivos futuros quanto aos cargos a serem ocupados por um indivíduo referem-se às: metas individuais de carreiras.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: No planejamento dos sistemas de recompensa para as pessoas na organização, devem ser considerados todos os elementos que compõem a remuneração, tais quais pagamentos em dinheiro, em mercadorias, férias e benefícios como acesso a academia de ginástica ou creche.