PIB nominal e PIB real

0
664

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: O PIB nominal é a medida do produto ideal para avaliar o nível e a trajetória de crescimento econômico, pois representa métrica de produto a preços constantes a partir de determinado ano-base.

PIB real é aquele medido a preços constantes. Trata-se da melhor medida agregada para descrever o crescimento da economia ao longo do tempo, pois mede efetivamente a variação na quantidade do produto.

Já o PIB nominal não é um bom indicador de crescimento de uma economia, pois o aumento do PIB nominal de um ano para outro não significa necessariamente um aumento da produção real, visto que é calculado em função dos preços correntes e esse aumento pode decorrer unicamente da inflação (FEIJÓ et al., 2004).

QUESTÃO CERTA: Uma variação positiva do PIB nominal do Brasil nos próximos anos não significará necessariamente crescimento real da economia.

Exatamente! O PIB nominal leva em consideração a variação de preços da economia, isto é, incorpora o aumento de preços. Assim, para o PIB nominal crescer, não necessariamente a produção precisa expandir, basta que os preços aumentem…

O PIB real, diferentemente, considera os preços constantes e, portanto, expurga do PIB a variação de preços. Por isso, o PIB real só leva em consideração o crescimento da quantidade produzida.

Advertisement

Assim, questão correta, pois é possível que o PIB nominal suba, mas que não haja crescimento real, mas apenas variações nos preços.

Se o PIB nominal crescer 2%, por exemplo, mas a inflação for de 4%, teremos, na verdade, queda do produto real da economia

QUESTÃO ERRADA: Quanto maior for o nível de inflação, maior será o crescimento do PIB real.

QUESTÃO ERRADA: Quanto menor for o nível de inflação, maior será o crescimento do PIB nominal.

QUESTÃO ERRADA: Se em determinado ano em que a inflação for de 6,1% e o produto interno tiver crescimento nominal de 10,1%, o crescimento real será de 4,0%.