O peso morto de um imposto é a redução do bem-estar econômico dos contribuintes que excede a quantia de recursos arrecadada pelo governo. Esse peso morto recai tanto sobre os consumidores quanto sobre os produtores e vai depender da elasticidade de demanda e oferta de cada um eles.
QUESTÃO CERTA: Uma empresa monopolista possui custo marginal igual a 2q. A equação de demanda desse mercado é dada por:
P=150-4q
Com base nessas informações, é correto afirmar que a perda de eficiência (perda de peso morto) da economia é: 300.
Solução
O que ele quer é a área do triângulo. O monopolista produz em RMg=CMg, mas # P (demanda) – se fosse igual, seria concorrência perfeita.
RMg = 150-8q.
CMg = 2q
Rmg= Cmg …q=15, p=90
Rmg (15) = 30
Demanda = CMg (…) 150-4q=2q (…)q=25 P=50.
A área que ele quer, portanto é o triângulo, que tem como pontos, no eixo vertical (preço) 30 e 90, e no eixo vertical (Q), 25. A base passaria no ponto em Q=15. Portanto a altura desse triângulo é 10 (25-15). Melhor dividí-lo em dois triângulos equiláteros, pois é mais fácil saber que a área desse é BH/2. Os dois triângulos teriam tamanhos (40×10)/2 + (20×10)/2 = 300.
QUESTÃO CERTA: O peso morto é uma forma de ineficiência econômica que deve ser levada em consideração quando políticas são elaboradas e implementadas.
QUESTÃO CERTA: A intervenção governamental resulta, geralmente, em um peso morto.
QUESTÃO CERTA: Em um mercado em que a oferta é dada por p = 10, a demanda é igual a p = 34 – q, em que p e q são, respectivamente, o preço e a quantidade. Nesse contexto, caso o governo imponha um imposto de 2 unidades monetárias sobre o mercado, o valor arrecadado pelo governo e o valor do peso morto, em unidades monetárias, serão iguais, respectivamente, a: 44 e 2.