Perguntas Frequentes

Perguntas / Dúvidas Comuns

1. O que o www.cadernodeprova.com.br oferece?

Questões destrinchadas (com marcação certo ou errado) e resoluções (logo na sequência).

2. Vocês criaram as questões?

Não. Não somos os criadores das questões.

3. Quem criou?

Em sua maioria esmagadora, as questões são de autoria da banca CESPE (hoje chamada CEBRASPE). A autoria das questões estão sendo incluídas, gradativamente, por nossa equipe . Por contarmos com uma equipe enxuta, o processo vem sendo realizado paulatinamente.

4. Por que o criador do Caderno de Prova focou em CESPE (CEBRASPE)? Por que não colocou questões de outras bancas?

À época, quando ele decidiu registrar o máximo possível de questões adotando a proposta de agrupar itens, a expectativa era de que a CEBRASPE, por sua tradição, envergadura e deferência, fosse organizar boa parte dos concursos para os quais ele almejava ser aprovado (Tribunais de Contas, por exemplo). Dito e feito. Assim, a organização em questão venceu as licitações (ou foi escolhida por dispensa) para organizar as provas para as quais ele estudava.

5. Pode ser que apareça, nessa infinidade de questões, alguma questão que não pertença à CEBRASPE?

Sim, pode.

6. Mas não foi dito que o seu fundador focou apenas em CEBRASPE?

O fundador do Caderno de Prova focou em provas da CEBRASPE, mas, uma vez ou outra, estudou resolvendo questões da Fundação Carlos Chagas, também. Outra banca tão presente quanto à CEBRASPE, no setor de organização de exames, é a FCC. Ao longo dos seus estudos, o criador do CADERNO DE PROVA percebeu que a CEBRASPE cobrou determinado assunto uma única vez. Dessa forma, ele decidiu incluir, no portfólio, para fins de reforço, questões que não fossem de autoria da CEBRASPE.

7. E quanto às resoluções? Como funciona isso?

Muitas das resoluções não são de autoria do Caderno de Prova. São, na verdade, originadas de anotações feitas, registros e formulações baseadas em colocações feitas por terceiros. Buscamos sempre incluir a fonte da resolução para gerar, acima de tudo, credibilidade a ela. Dessa forma, sempre pedimos que nossos usuários, caso tenham ciência, nos avisem a quem pertence certa autoria (fonte real).

8. São muitas questões?

Sim, são dezenas de milhares de questões respondidas e divididas em tópicos. Assim, em um único tópico é possível encontrar, por exemplo, 1, 5, 10, 50 questões etc.

9. Qual a diferença entre o que vocês ofertam e outras páginas em termos de questões?

Aqui, oferecemos, a você, ganho de tempo para ver as respostas de uma fileira agrupada de itens (de uma única vez) – com resoluções na sequência e, assim, otimizar o seu tempo (parte mais importante). Os outros sites oferecem uma ferramenta de resolução de questões para testar a sua fixação (não é o caso aqui). Ambas as técnicas de estudo, em nossa opinião, são importantes e válidas.  

10. Utilizando esse material vocês garantem que obterei aprovação em minhas provas?

Não. A aprovação é fruto do seu esforço. Estamos a lhe oferecer uma ferramenta fruto da prática de estudos adotada por nosso fundador, ao longo de sua caminhada como “concurseiro”.

11. Vocês recomendam que eu apenas utilize o Caderno de Prova em meus estudos?

Não. Recomendamos que você utilize o material que disponibilizamos e, além dele, outras formas de estudo (como PDF’s, vídeo-aulas, áudios e resoluções de questões). É importante incluir leitura de lei seca, áudios, materiais de cursinhos consagrados e demais ferramentas em seus estudos.

12. Como o Caderno de Prova pode me ajudar?

O mapeamento de questões aponta a incidência por tópicos e como eles são cobrados. Além de, evidentemente, propiciar uma visão sistemática por assunto.

13. Quanto custa acessar todo esse material com milhares de questões que vocês propuseram organizar de forma sistematizada?

Considerando a forma como foram elaboradas as matérias/disciplinas por assunto (em termos de itens agrupados), o custo-benefício, modéstia à parte, é muito bom. É importante ressaltar, entretanto, que valores e formas de pagamento podem variar ao longo do tempo.

14. Qual resultado terei caso eu tope?

Muito provavelmente, maior número de acertos em sua prova. Em nossa visão (e de muitos outros profissionais ligados a este segmento), o concurso público se resume, basicamente, a acertar o maior número de questões possível. Se você já sabe como a banca cobra certos temas, tem a chance de focar no que você ainda não fixou (em termos de estudos).

15. E se eu achar que há violação em algo oferecido pelo Caderno de Prova (por exemplo, de direitos autorais)?

Você deve ser o mais específico possível em seu contato, explicitando as razões de acreditar que cometemos uma irregularidade, injustiça ou ilegalidade. Assim, nos mande uma mensagem [clicando aqui] para que possamos proceder com a correção, se, de fato, for o caso.   

16. E se eu encontrar algum erro no conteúdo?

É só nos enviar uma mensagem. Estamos aqui para ouvi-los e impedir que qualquer equívoco prejudique os nossos usuários. Encaminhe a sua mensagem para contato@cadernodeprova.com.br ou utilize o formulário de contato.

17. E se eu desistir do serviço oferecido pelo www.cadernodeprova.com.br?

Adotamos regras previstas no Código de Defesa do Consumidor.

14. Por que em algumas resoluções não estão identificadas as respectivas autorias?

Como dito anteriormente, algumas das resoluções são de autores desconhecidos e dado que muitas pessoas não gostam de ser identificadas no mundo virtual, optamos por preservar a identidade delas. A ausência de autoria, por outro lado, não desqualifica sua veracidade ou correção. Além disso, é disponibilizada uma sessão de comentários justamente para que nossos usuários possam fazer apontamentos que julgarem necessários. Estamos sempre dispostos a incluir os verdadeiros autores que, de alguma forma, contribuíram com a resolução dos itens (tratados por nós como questões).

15. Me deparei com uma resolução que é de minha autoria. Gostaria que meu nome fosse incluído, o que devo fazer?

Encaminhe uma mensagem para contato@cadernodeprova.com.br. Lembre-se: é fundamental, em sua mensagem, indicar a prova de que você é, de fato, o (a) autor (a) de dada resolução ou excerto exibido em nossa página. Apenas assim poderemos prosseguir com os devidos créditos.

Se você ficou com dúvidas, mesmo após ler tudo isso [clique aqui].