QUESTÃO CERTA: Denominam-se passivos exigíveis, tanto as obrigações classificadas até o término do exercício seguinte, quanto as que irão vencer após esse término.
As nomenclaturas exigível e não exigível decorrem do fato de que, teoricamente, os sócios não podem requerer o patrimônio que transferiram à empresa, quando da sua constituição, e que agora faz parte dela – haja vista o princípio o qual dita que a organização continuará a existir. Exigível é composto por partes que podem ser requisitas por credores (passivo circulante e não circulante).
Resposta: Certo.
QUESTÃO CERTA: Considere que uma empresa, ao levantar as demonstrações contábeis no final de determinado exercício, tenha identificado as seguintes obrigações:
I uma obrigação de longo prazo decorrente de financiamento de ativos, obtido em instituição financeira;
II uma obrigação possível decorrente de reclamações de clientes, contudo sem expectativa de saída futura de recursos;
III uma obrigação tributária decorrente de impostos recuperáveis.
Nesse caso, essa empresa deverá demonstrar no passivo exigível do balanço patrimonial apenas o valor da obrigação I.
Passivo Exigível: é o que a empresa deve a terceiros (composto por PC + PNC)
QUESTÃO CERTA: As características dos passivos exigíveis incluem constituir obrigação líquida e certa, mensurável monetariamente e com fato gerador passado.
CARACTERÍSTICAS DO PASSIVO EXIGÍVEL
a) Requer um desembolso de dinheiro no futuro;
b) É resultado de uma transação no passado e não no futuro;
c) Tem de ser passível de mensuração ou de aproximação razoável;
d) Deverá ter contrapartida um ativo ou uma despesa.
QUESTÃO ERRADA: O passivo exigível, tanto o circulante quanto o exigível a longo prazo, é composto de dívidas, obrigações, riscos e contingências e não apresenta diferenciação entre eles em razão do prazo.
A questão está ERRADA, porque afirma que tanto o circulante como o exigível é formado por dívidas, obrigações, riscos e contingências.
QUESTÃO CERTA: As características dos passivos exigíveis incluem constituir obrigação líquida e certa, mensurável monetariamente e com fato gerador passado.
CPC 00:
Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;