QUESTÃO ERRADA: Os direitos a receber em longo prazo devem ser avaliados pelos seus valores presentes, calculados com base em taxa de desconto igual à taxa de juros da transação, na data de origem. Essa taxa de desconto sofre alterações ao longo da vigência desses direitos, conforme o valor assumido pela taxa de juros de mercado, em períodos subsequentes.
Pesquisando no CPC 12, – Edição 2012, Página 336, achei o que seria a Justificativa para que a assertiva esteja ERRADA.
“No caso de aplicação da técnica de ajuste a valor presente, passado o primeiro ano, o reconhecimento da receita financeira deve respeitar a taxa de juros da transação na data de sua origem (ou seja, 10% ao ano), independentemente da taxa de juros de mercado em períodos subsequentes. Assim, depois de um ano, o valor das contas a receber, para fins de registros contábeis, será de $ 6.830 mil, independentemente de variações da taxa de juros no mercado
Ou Seja, o Erro está em dizer que: “Essa taxa de desconto sofre alterações ao longo da vigência desses direitos, conforme o valor assumido pela taxa de juros de mercado, em períodos subsequentes“.
Os elementos integrantes do Ativo e do Passivo decorrentes de operações de longo prazo ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos desses elementos em suas datas originais.