Parcela de recursos recebidos

0
344

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Suponha que determinada empresa pública cujo objeto social consiste no gerenciamento de obras de infraestrutura rodoviária tenha recebido solicitação, fundamentada na Lei de Acesso à Informação, Lei no 12.527/2011, de disponibilização de cópias de contratos firmados com determinada empreiteira, nos últimos 10 anos, bem assim acerca da existência de projetos ou estudos em curso relativos a ampliações de rodovias estaduais, passíveis de futuras licitações. De acordo com a disciplina legal aplicável, a empresa: não está obrigada a fornecer as informações requeridas, haja vista o regime jurídico de direito privado ao qual se submete, excetuando-se apenas informações relacionadas com os aportes de capital e subvenções recebidas do acionista controlador.

Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei: 

I – os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judiciário e do Ministério Público; 

II – as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 

Art. 2o Aplicam-se as disposições desta Lei, no que couber, às entidades privadas sem fins lucrativos que recebam, para realização de ações de interesse público, recursos públicos diretamente do orçamento ou mediante subvenções sociais, contrato de gestão, termo de parceria, convênios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congêneres. 

Advertisement

Parágrafo único.  A publicidade a que estão submetidas as entidades citadas no caput refere-se à parcela dos recursos públicos recebidos e à sua destinação, sem prejuízo das prestações de contas a que estejam legalmente obrigadas.

A Lei nº 12.527/2011, que regula o acesso a informações, é aplicável não somente às entidades de direito público, mas também às empresas públicas, às sociedades de economia mista e a todas as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios.

QUESTÃO ERRADA: As entidades privadas sem fins lucrativos, se receberem recursos públicos diretamente do orçamento para a realização de ações de interesse público, serão submetidas à Lei de Acesso à Informação e à exigência da publicidade de todas as suas contas.