Outros tipos de decisão

0
289

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Pode-se afirmar que o tipo de decisão em que tanto as causas, os objetivos e as preferências são descritas como desconhecidos em função da mudança rápida do ambiente – turbulência – é definido como: inspiração.

Parte superior do formulário

Os quatro tipos de decisão podem ser assim descritos:

Computação: quando há certeza em relação a causalidade e aos resultados, a estratégia computacional é a indicada para a tomada de decisão. Torna-se um assunto técnico e mecânico. É a chamada decisão programada, em que a máquina e o computador prestam excelentes resultados.

Julgamento: quando as causas são incertas e discutíveis, mas as preferências com respeito aos resultados são claras e certas, a tomada de decisão traz dificuldades e complexidades que desafiam a análise objetiva. Trata-se de uma decisão não-programável e, quando se repete frequentemente, pode ser tratada através de estimativas probabilísticas.

Compromisso: quando há certeza quanto às causas das alternativas disponíveis, mas ambiguidade e incerteza quanto às preferências dos resultados esperados, surge a estratégia de decisão pelo compromisso ou pela transigência. Se os recursos são escassos ou limitados, como geralmente o são, os cursos alternativos de ação são escolhidos em função do sucesso em alguma direção, mas como as preferências são incertas e ambíguas, deve-se acomodar as preferências concorrentes dos tomadores de decisão.

Inspiração: é a situação em que ocorre incerteza tanto quanto às causas como quanto às preferências de resultado. É o caso das situações caracterizadas por confusão ou caos, em que as pessoas não concordam com causas ou preferências e as decisões ocorrem por inspiração, muitas vezes sem lógica nenhuma.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Decisões táticas ou administrativas são relacionadas às tarefas, aos funcionários e às atividades cotidianas de operação de uma organização.

▸Decisões estratégicas: são as decisões tomadas essencialmente pela cúpula organizacional, afetando toda a organização. Geralmente trazem visam à consecução de objetivos definidos em longo prazo. São marcadas, usualmente, pela incerteza, aproximando-se de definições não-programadas;

▸Decisões táticas (ou administrativas): normalmente tomadas no nível de gestores intermediários na organização, referem-se aos meios que dão o suporte necessário às decisões estratégicas, provendo a ligação necessária entre o estratégico e o operacional;

▸Decisões operacionais: tomadas, comumente, no nível dos grupos operacionais de trabalho, destinam-se a lidar com problemas de rotina, visando à execução de atividades.