Organização Informal, Relacionamentos e Interesses Comuns

0
520

Última Atualização 7 de junho de 2021

Já falamos aqui, no Caderno de Prova, sobre o conceito de organização informal. No entanto, vale lembrar a partir de uma questão da CEBRASPE (2004):

QUESTÃO CERTA: Organização formal é aquela planejada, escrita e apresentada em forma de organograma, e organização informal é aquela não-planejada, que surge de forma espontânea em decorrência de relacionamentos e interações entre os funcionários.

Segundo Chiavenato (2003, p. 131), a organização informal apresenta as seguintes características:  Relação de coesão ou de antagonismo – as pessoas em associação com outros, situadas em diferentes níveis de setores da empresa, criam relações pessoais de simpatia (de identificação).

É importante falar, no âmbito da organização informal, sobre relacionamentos e interesses comuns. CEBRASPE (2016):

QUESTÃO CERTA: Uma organização informal é constituída por pessoas de variados níveis ou departamentos de uma organização que se relacionam devido a interesses comuns.

Advertisement

Correto. Homens de departamentos distintos de uma empresa podem, por exemplo, marcar uma partida de futebol – interesse comum entre eles.

FGV (2020):

QUESTÃO CERTA: A Escola de Relações Humanas é um dos principais marcos na evolução do pensamento da Administração. Essa escola, entre outras contribuições fundamentais, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais. Sobre a organização informal, é correto afirmar que: é um reflexo da colaboração espontânea entre as pessoas.

Observe que a colaboração espontânea nasce dos interesses comuns.