Caderno de Prova

Organicidade

Princípio da organicidade

As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações externas e internas.

Organicidade e Competência Administrativa: o acervo em formação ou em processo de arranjo nos arquivos permanentes devem refletir a estrutura interna e as competências/atribuições de seu órgão produtor, mantendo a inter-relação dos conjuntos de um fundo.

QUESTÃO CERTA: A organicidade, enquanto propriedade que diferencia os documentos de arquivo, dos demais tipos de registros, pode ser justificada enquanto produto ao meio social no qual foi produzido.

Princípio da Organicidade: este deriva do Princípio da Proveniência. A organicidade é a qualidade segundo a qual os documentos devem manter uma organização que reflita fielmente a estrutura, funcionamento e relações internas e externas de seu produtor, ou seja, pode ser justificada enquanto produto ao meio social no qual foi produzido.

Advertisement

As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segunda a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

Advertisement
Sair da versão mobile