As etapas da receita orçamentária seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos, levando-se em consideração o modelo de orçamento existente no país e a tecnologia utilizada. Dessa forma, a ordem sistemática inicia-se com a previsão e termina com o recolhimento. (MCASP)
QUESTÃO CERTA: As etapas da receita orçamentária: seguem a ordem cronológica dos fenômenos econômicos.
QUESTÃO CERTA: No que tange à cronologia, as etapas da receita orçamentária seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos, levando em consideração o modelo de orçamento existente no país e a tecnologia utilizada. Dessa forma, a ordem sistemática dessa cronologia é: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
QUESTÃO CERTA: As etapas da receita orçamentária seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos, levando-se em consideração o modelo de orçamento existente no país e a tecnologia utilizada. Dessa forma, a ordem sistemática inicia-se com: Previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.
QUESTÃO CERTA: O comportamento dos estágios da receita orçamentária depende da ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos.
QUESTÃO ERRADA: As etapas da receita pública orçamentária — previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento — seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos e sempre ocorrem para todos os tipos de receitas orçamentárias.
Segundo o MCASP, as etapas da receita orçamentária seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos, levando-se em consideração o modelo de orçamento existente no país e a tecnologia utilizada. Dessa forma, a ordem sistemática inicia-se com a previsão e termina com o recolhimento.
Há de se observar, contudo, que nem todas as etapas apresentadas ocorrem para todos os tipos de receitas orçamentárias
Doações, por exemplo, são receitas não previstas e nem lançadas.
QUESTÃO ERRADA: O comportamento dos estágios da receita orçamentária não depende da ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos.
Segundo o Manual de Receita Nacional STN/SOF, as etapas da receita orçamentária seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos, levando-se em consideração o modelo de orçamento existente no País e a tecnologia utilizada.