Para Laudon e Laudon (2010) o processamento analítico online (OLAP) permite uma análise multidimensional de dados, proporcionando aos usuários diversas maneiras de analisar os mesmos dados.
O OLAP é capaz de apresentar múltiplas dimensões, o que possibilita trabalhar com diversos cenários e combinações de dados. De acordo com os autores, mesmo que os dados estejam armazenados em gigantescos bancos de dados, a velocidade de respostas às requisições é razoável.
As ferramentas de OLAP são programadas para trabalhar com bancos de dados multidimensionais (Relaciona tabelas de fatos com tabelas de dimensões, possibilitando inúmeras combinações), mas também é possível que a organização utilize um sistema que crie visões multidimensionais nos bancos de dados relacionais (Modela os dados em tabelas, relacionando linhas e colunas).
O OLAP envolve muitos itens de dados (às vezes, muitos milhares ou mesmo milhões deles) em relações complexas. Um dos objetivos do OLAP é analisar essas relações e procurar padrões, tendências e exceções. Outro é responder às consultas dos usuários.
Após analisar os dados resultantes da consulta, o analista pode detalhar ainda mais o resultado e também comparar os atuais com períodos de tempo diferentes.
Este processo de consulta é feito totalmente online, com um tempo de resposta muito rápido, facilitando o processo de análise.
De acordo com os autores, um ponto negativo do OLAP é que ele tem natureza retrospectiva e não consegue fornecer descoberta de conhecimento de forma automática.
QUESTÃO CERTA: O termo OLAP (online analytic processing) é utilizado para descrever o processamento de um grande volume de dados históricos por meio de uma abordagem dimensional, que, por sua vez, facilita a combinação desses dados para análise e tomada de decisão.
QUESTÃO CERTA: Considere-se que a ANTT deseje implantar um sistema de gestão estratégica com base em bancos de dados operacionais de empresas de transporte. Nesse caso, é correto afirmar que a ferramenta OLAP (online analytical processing), que permite a agregação de dados operacionais em múltiplas dimensões, é a ideal para apoiar a montagem de um painel gerencial de indicadores de qualidade e produtividade.
Isso. A definição de OLAP você já conhece. Um dos propósitos da utilização desse tipo de ferramentas é a montagem de relatórios e painéis gerenciais com indicadores a respeito da performance do negócio.
QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa correta para a conceituação de OLAP: Trata-se de um tipo de processamento analítico sobre um deposito de dados histórico voltado para processos de gerenciamento e tomada de decisão. Codd et al (1993).