Última Atualização 13 de janeiro de 2021
Oferta agregada diz respeito à quantidade de bens e serviços que uma ou mais empresas podem oferecer, e depende dos recursos de capital, dos recursos de trabalho e dos recursos naturais e tecnológicos disponíveis numa economia.
QUESTÃO ERRADA: Com relação ao Produto Interno Bruto − PIB, é correto afirmar:Parte superior do formulário
é o total do preço dos bens finais colocados à disposição dos consumidores, em um período.
Negativo. A oferta agregada (AO) pode ser entendida como o valor total da produção de bens e serviços finais colocados à disposição dos consumidores em determinado período, em função do nível do emprego e da capacidade instalada da economia.
QUESTÃO CERTA: Além dos mercados de bens e serviços, de recursos produtivos, de ativos financeiros e de moeda estrangeira (câmbio) usados na caracterização do modelo de demanda e oferta agregadas, os economistas utilizam o conceito de produto potencial para caracterizar a oferta agregada de longo prazo.
QUESTÃO CERTA: Enquanto, no longo prazo, a oferta agregada é consequência do produto potencial da economia, no curto prazo, ela é explicada pelos preços e pelas relações salariais.
Parte superior do formulário
Na macroeconomia a teoria de Jonh Keyne é aplicada a curto prazo, sendo que esta teoria defende que o salário nominal deve ser fixo e o salário real flexível. A oferta agregada deve ser igual à demanda agregada.
A longo prazo é aplicada a teoria clássica, que enfatiza que tanto o salário nominal e o salário real devem ser flexíveis. O que determina demanda é a oferta (Lei de say).
QUESTÃO CERTA: Com relação aos pressupostos do modelo clássico de determinação da renda, produto e emprego, é INCORRETO afirmar que: a oferta agregada de pleno emprego é afetada pelas variáveis reais da economia, pelo nível de preços e salários nominais, implicando em uma curva infinitamente elástica.
Quando a oferta agregada está no pleno emprego, ou seja, infinitamente elástica (Modelo clássico), haverá flexibilidade TOTAL de preços e salários. Assim, diferentemente do que diz a assertiva, a oferta agregada de pleno emprego NÃO É afetada pelo nível de preços e salários nominais.
QUESTÃO ERRADA: No longo prazo, em virtude de os salários serem determinados contratualmente, e, portanto, relativamente rígidos, a curva de oferta agregada é vertical.
No modelo de longo prazo, no qual se assume a dicotomia clássica, a curva de oferta agregada é vertical, pois o nível de preços (variável monetária) não afeta o nível de produções (variável real). O nível de produção, fixo em relação ao nível geral de preços, da curva de oferta agregada é muitas vezes chamado de produto potencial da economia.
QUESTÃO CERTA: Em um modelo de oferta e demanda agregadas, as instituições do mercado de trabalho produzem impacto real sobre a economia. Se, nesse modelo, o congresso aprovar um conjunto de leis que permitam maior flexibilidade nas relações trabalhistas: haverá deslocamento da oferta agregada no curto e no longo prazos.
Parte superior do formulário
O modelo de oferta e demanda agregadas é um modelo que mostra o que determina a oferta total ou a demanda total da economia e como a demanda e oferta totais interagem a nível macroeconômico. Os movimentos da curva de oferta agregada ou de demanda agregada em um diagrama de OA / DA irá gerar uma diferença no equilíbrio e no nível de preços. A curva de oferta agregada desloca para a direita como consequência de aumentos de produtividade ou queda do preço dos principais insumos, possibilitando uma combinação de inflação mais baixa, maior produção e possível menor desemprego. A curva de oferta agregada desloca para a esquerda como consequência do aumento do preço dos principais insumos, fazendo uma combinação de menor produção, aumento do desemprego e uma possível inflação mais elevada.