QUESTÃO CERTA: A substância econômica do ágio pago pela expectativa de rentabilidade futura na aquisição de uma entidade deve ser verificada, no mínimo, anualmente, por meio de um impairment test.
Resolução 1303/2010 Aprovou a NBC TG 04 – ativo intangível
108. De acordo com aNBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, a entidade deve testar a perda de valor dos ativos intangíveis com vida útil indefinida, comparando o seu valor recuperável com o seu valor contábil:
(a) anualmente; e
(b) sempre que existam indícios de que o ativo intangível pode ter perdido valor.
O teste de recuperabilidade anual é obrigatório nas seguintes situações:
1) Intangível com vida útil indefinida;
2) Intangível ainda não disponível para uso; e
3) Ágio por rentabilidade futura (goodwill)
No caso, a questão se refere ao item 3, sendo o teste de recuperabilidade obrigatório.
QUESTÃO ERRADA: Caso não haja indício de desvalorização, é facultativa a verificação anual da redução ao valor recuperável de ativos intangíveis ainda não disponíveis para uso.
O Teste de Recuperabilidade é realizado no mínimo anualmente, sempre na mesma época do ano, sobre três ativos:
– Goodwill
– Ativo Intangível com vida útil indefinida
– Ativo Intangível ainda não disponível para uso.
10. Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve:
(a) testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso, comparando o seu valor contábil com seu valor recuperável. Esse teste de redução ao valor recuperável pode ser executado a qualquer momento no período de um ano, desde que seja executado, todo ano, no mesmo período. Ativos intangíveis diferentes podem ter o valor recuperável testado em períodos diferentes. Entretanto, se tais ativos intangíveis foram inicialmente reconhecidos durante o ano corrente, devem ter a redução ao valor recuperável testada antes do fim do ano corrente; e
(b) testar, anualmente, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios, de acordo com os itens 80 a 99.
Fonte: CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos
QUESTÃO CERTA: A diferença entre o valor justo de uma entidade adquirida em uma combinação de negócios e um valor superior efetivamente desembolsado nessa aquisição reflete a expectativa de ganhos futuros dos adquirentes e essa diferença está sujeita à avaliação anual de sua recuperabilidade.
(b) testar, anualmente, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios, (…)