De acordo com Laurindo e Rotondaro (2006), os objetivos da gestão de processos podem ser:
- Aumentar o valor do produto/serviço na percepção do cliente;
- Aumentar a competitividade;
- Atuar segundo a(s) estratégia(s) competitiva(s) considerada(s) mais relevante(s), que agregue(m) valor ao cliente;
- Aumentar sensivelmente a produtividade, com eficiência e eficácia;
- Simplificar processos, condensando e/ou eliminando atividades que não acrescentem valor ao cliente.
Ênfase com o foco no cliente!
Fonte: Karen Estefan Dutra.
Quadrix (2019):
QUESTÃO CERTA: A gestão de processos não pode ocorrer sem a definição prévia dos objetivos organizacionais.
RBO (2022):
QUESTÃO CERTA: No que diz respeito à gestão por processos, leia as afirmativas abaixo:
I. Tem por objetivo o alcance de melhorias quantitativas no desempenho dos processos.
II. Empreende enfoque sistêmico para a melhoria contínua dos processos organizacionais.
III. A análise da organização está concentrada no organograma do ponto de vista funciona, deixando de lado a visão sistêmica.
IV. De caráter dinâmico, a gestão por processos procura produzir valor aos clientes.
Está correto o que se afirma apenas em: II e IV.
CESGRANRIO (2012):
QUESTÃO CERTA: A gestão por processos possibilita a identificação de atividades que geram maior valor para o cliente.
CESGRANRIO (2012):
QUESTÃO CERTA: A gestão por processos permite integrar as atividades e orientar as ações para resultados.