Última Atualização 19 de janeiro de 2022
Teoria Estruturalista:
- Ênfase na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente;
- Organização formal e informal;
- Sistema aberto, natural ou orgânico;
- Construído ou reconstruído para atingir objetivos;
- Caráter sociologia organizacional – sociedade de organizações e abordagem múltipla;
- Comportamento humano – ser social que desempenha papéis dentro de várias organizações;
- Concepção do homem – organizacional;
- Relação entre os objetivos organizacionais e individuais, conflitos inevitáveis e até desejáveis, pois conduzem a mudança e inovação;
- Preocupação na eficiência e eficácia.
QUESTÃO CERTA: A teoria estruturalista tem ênfase na perspectiva ambiental, enquanto a teoria comportamental tem ênfase nas pessoas da organização.
QUESTÃO CERTA: Com base nas concepções do estruturalismo, julgue o item seguinte: A totalidade não é redutível aos elementos que a compõem, de modo que a soma dos elementos do conjunto não é capaz de constituir o todo.
QUESTÃO CERTA: Nas Teorias de Administração, o método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, destacando o seu valor de posição, é denominado: Estruturalismo.
QUESTÃO CERTA Alguns dos grandes pensadores do estruturalismo e da teoria da burocracia, são: Max Weber e Michel Crozier.
A Teoria Estruturalista da administração apregoa que o todo é maior do que a simples soma das partes.
QUESTÃO CERTA: A abordagem Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, diferente das características preconizadas por Weber, na Burocracia, este perfil reflete uma personalidade cooperativa e coletivista, além de flexibilidade, tolerância e capacidade de adiar recompensas, como forma de ser bem-sucedido em qualquer organização.
QUESTÃO CERTA: O Estruturalismo é um método analítico comparativo, no qual o conceito de Sistema é relevante, pois o “todo” é maior que a mera soma das “partes”.
QUESTÃO CERTA: O principal foco da perspectiva Estruturalista Fenomenológica recai acerca da racionalidade instrumental, na qual processa-se uma equação dinâmica entre “meios e fins”
O estruturalismo pode ser organizado em quatro grupos, quais sejam:
Estruturalismo Abstrato – Considera que a estrutura não se relaciona com a realidade, mas com os modelos construídos em função dela. Por exemplo, as relações sociais apenas permitem a manifestação da estrutura social, e não a sua construção.
Estruturalismo Concreto – Considera que a estrutura é a definição do objeto. Ou seja, de forma contrária à ideia do estruturalismo abstrato, as relações sociais, num determinado momento, permitiria a construção de uma estrutura.
Estruturalismo Fenomenológico – Considera a estrutura como um conjunto que tem um sentido e que, ao mesmo tempo, constitui-se, altera-se ou se reorganiza.
Estruturalismo Dialético – Considera que as partes surgem ao longo do desenvolvimento do todo, como um episódio de sua história. É nessa perspectiva que se posiciona o autor Max Weber, precursor da teoria burocrática.
Weber foi o primeiro autor que analisou as organizações sob uma perspectiva estruturalista fenomenológica. A preocupação central da teoria das organizações por ele desenvolvida tinha como ponto central a racionalidade, entendida em termos de equação dinâmica entre meios e fins.
QUESTÃO ERRADA: A teoria estruturalista das organizações constituiu-se a partir do aprofundamento dos aspectos formais da Escola Clássica, da teoria burocrática de Max Weber e da negação das contribuições da Escola das Relações Humanas.
Na estruturalista, tanto na organização formal quando na informal (relação humanas) importam.
QUESTÃO CERTA: No estudo da análise organizacional, os estruturalistas utilizavam uma análise mais ampla e pretendiam conciliar a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas.
QUESTÃO CERTA: As organizações são concebidas como unidades sociais (ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos específicos.
QUESTÃO ERRADA: A ênfase em estrutura organizacional é típica das teorias estruturalistas, neoestruturalistas e da contingência, que correspondem a abordagens teóricas desenvolvidas após a década de 70 do século passado.
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas.
QUESTÃO CERTA: A teoria estruturalista, voltada ao estudo das organizações formais, surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CORRETA: A teoria estruturalista tem ênfase na perspectiva ambiental, enquanto a teoria comportamental tem ênfase nas pessoas da organização.