Última Atualização 26 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Se a governança corporativa é adotada como premissa indispensável nos processos operacionais, os riscos empresariais podem ser mitigados.
Riscos empresariais = riscos financeiros + riscos operacionais + outros riscos
Se eu diminuo (mitigo) os riscos operacionais por meio de governança corporativa, eu diminuo, consequentemente, os meus riscos empresariais.
QUESTÃO CERTA: Os riscos empresariais são divididos, segundo sua natureza, em riscos operacionais e riscos financeiros. Constitui risco de natureza operacional: a perda de mercado por obsolescência tecnológica.
Veja a seguinte explicação:
Riscos Operacionais
Os riscos operacionais estão associados à possibilidade de ocorrência de perdas (de produção, ativos, clientes, receitas) resultantes de falhas, deficiências ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, assim como de eventos externos como catástrofes naturais, fraudes, greves e atos terroristas. Os riscos operacionais geralmente acarretam redução, degradação ou interrupção, total ou parcial, das atividades, com impacto negativo na reputação da sociedade, além da potencial geração de passivos contratuais, regulatórios e ambientais.
Riscos Financeiros (mercado, crédito e liquidez)
Os riscos financeiros são aqueles associados à exposição das operações financeiras da organização. É o risco de que os fluxos de caixa não sejam administrados efetivamente para maximizar a geração de caixa operacional, gerenciar os riscos e retornos específicos das transações financeiras e captar e aplicar recursos financeiros de acordo com as políticas estabelecidas. São ocorrências tais como a administração financeira inadequada, que conduz a endividamento elevado, podendo causar prejuízo frente à exposição cambial ou aumentos nas taxas de juros, etc. Incluem-se neste grupo operações no mercado de derivativos de commodities.
QUESTÃO ERRADA: O risco empresarial total é o somatório dos riscos aos quais se submete uma empresa. Esses riscos são derivados do ambiente, sendo que no macro-ambiente encontram-se os riscos político-legais, econômicos, demográficos, bem como os riscos financeiros e operacionais.
Veja a seguinte Figura: