Última Atualização 26 de janeiro de 2021
QUESTÃO ERRADA: Ainda que exista o apoio da alta administração para a realização de processos inovadores, esse não é um fator considerado relevante na literatura para que uma mudança organizacional ocorra.
Em virtude dos processos inovadores verificados na realidade atual, tais como a globalização, as novas exigências de mercados consumidores, o aumento da competitividade, os antigos desequilíbrios de demandas da sociedade, a evolução tecnológica e a disputa por recursos, é indispensável que as organizações realizem mudanças significativas no modo como gerenciam os negócios, a fim de não perderem oportunidades e caírem no ostracismo (FNQ, 2008).
QUESTÃO ERRADA: Inovações organizacionais são identificadas quando ocorrem mudanças em produtos e (ou) serviços de uma organização e quando são percebidas como melhorias pelos clientes e (ou) usuários.
Inovação é o processo de criar novas ideias e colocá-las em prática, ou seja, inclui criação ou melhoria de algo existente.
De acordo com Idalberto Chiavenato, as aplicações concretas de inovação podem ocorrer sob duas formas: inovação de processos, com a criação de novas maneiras de fazer as coisas; e inovação de produtos, que resulta na criação de produtos ou serviços novos ou melhorados.
Perceba que a inovação de processo nem sempre será percebida pelo cliente, como por exemplo, inovação em processos de apoio ou suporte. Daí o erro do item.
Fonte: Professor Adriel Sá
QUESTÃO CERTA: O gestor que visa a inserção da instituição no novo contexto das organizações, marcado pela disputa acirrada de mercado, deve fomentar a inovação constante e buscar a quebra de paradigmas, a despeito da reação inicial dos colaboradores.