Última Atualização 31 de dezembro de 2021
Processos de negócios são classificados em três tipos:
Processo primário: interfuncional, ponta a ponta, agrega valor diretamente para o cliente, processos essenciais ou finalísticos.
Processo de suporte: entregam valor para outros processos e não diretamente para os clientes.
Processo de Gerenciamento: tem o propósito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. São necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho. Asseguram que processos primários e de suporte atinjam suas metas.
QUESTÃO CERTA: Um processo de negócio é basicamente um trabalho desenvolvido fim a fim que ultrapassa qualquer fronteira funcional necessária e que entrega valor aos clientes.
QUESTÃO CERTA: Por meio da modelagem de nível operacional, detalha-se o processo de negócio, descrevendo-se até mesmo detalhes de implementação física de processos.
O nível operacional é o mais específico e, portanto, minucioso deve ser o detalhamento.
QUESTÃO ERRADA: Nas organizações públicas, os processos de atendimento ao cidadão são considerados de apoio.
Negativo. Primário.
QUESTÃO ERRADA: Um processo de suporte gerará valor direto ao cliente caso apoie o desenvolvimento da organização.
Tadeu Cruz (2008), apresenta outra classificação. Para ele, existem dois tipos de processos:
a) primários: os processos primários são todos que estão diretamente ligados à produção do produto que a organização tem por objetivo disponibilizar para seus clientes.
b) secundários: os processos secundários, também chamados de processos de suporte, são todos os que, como o próprio nome diz, suportam os processos primários, dando-lhes apoio para que possam existir.
QUESTÃO CERTA: Processos de gestão e processos de apoio são dois dos três tipos em que se classificam os processos de negócios.
Sim. Processos de gerenciamento (processo de gestão), processos finalísticos (primários) e processos de apoio (secundários).
QUESTÃO CERTA: Os processos primários de uma organização, quando agrupados, tendem a traduzir a cadeia de valor da entidade.
QUESTÃO CERTA: Os processos de uma instituição que objetivam garantir uma visão ponta a ponta e interfuncional e realizar a cadeia de valor são conhecidos como processos primários.
QUESTÃO ERRADA: Os processos de suporte caracterizam-se pela entrega de valor ao cliente e pela formação da cadeia de valor, podendo percorrer organizações funcionais e departamentos.
Negativo. Esses são os processos finalísticos / primários.
QUESTÃO ERRADA: Em uma instituição de ensino, o processo de atendimento a reclamações de alunos obedece às seguintes etapas:
I apresentação da solicitação;
II recebimento da solicitação do aluno;
III registro da solicitação do aluno;
IV análise da solicitação com base nas normas da instituição;
V elaboração da resposta ao aluno;
VI entrega da resposta ao aluno.
De acordo com essa situação, julgue o próximo item, relativo à gestão de processos. O processo descrito pode ser corretamente classificado como processo de suporte.
QUESTÃO ERRADA: Os objetivos dos processos de negócio devem ser diferentes dos objetivos dos colaboradores da organização.
Os processos dos planejamentos tático (dos gerentes) e operacional (trabalhadores) devem estar de acordo/interligados com o planejamento estratégico (feito pelos superiores da empresa) para poder concretizar o objetivo da empresa.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: De acordo com a Metodologia de Gestão de Processos da Apex-Brasil, o processo de gestão de orçamento, finanças e contabilidade integra o grupo de processos de: sustentação.
TIPOS PROCESSOS: A identificação dos processos consiste em relacionar os processos da organização ou área funcional.
Processos de NEGÓCIO, de CLIENTES, CENTRAIS, FINALÍSTICOS, PRIMÁRIOS, PONTA-A-PONTA ou ESSENCIAIS: é o produto que será entregue ao cliente. Caracteriza a área de atuação da empresa, gerando valor ao cliente. Recebem suporte de outros processos internos. É a essência da organização. Por exemplo: atendimento ao cliente, venda de produtos, prestação de serviço.
Processos ADMINISTRATIVOS, ORGANIZACIONAIS, de APOIO, de SUPORTE ou SUSTENTAÇÃO: são invisíveis aos clientes, mas essenciais para manter a “engrenagem funcionando”, como CONTAS A PAGAR, CONTRATAÇÃO, RECURSOS HUMANOS, CONTABILIDADE, ORÇAMENTO, FINANÇAS. Esses processos NÃO agregam valor ao cliente [DIRETAMENTE], sendo equiparados a gestão funcional ou tradicional
Processos de GESTÃO ou GERENCIAMENTO: são a tomada de decisões pelos gestores. Representada pela tomada de ações, definição de METAS, MEDIR, MONITORAR, CONTROLAR ATIVIDADES E ADMINISTRAR.