O Que São Custos Diretos e Indiretos?

0
317

Última Atualização 11 de julho de 2023

Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Regra geral, não conseguimos avaliar de forma objetiva quanto cada produto “consumiu” de aluguel, energia elétrica e água. Por isso, na maioria das vezes, esses custos são tratados como indiretos.

O custo direto é aquele que está diretamente ligado à atividade-fim da empresa, ou seja, é relacionado à produção ou à prestação de serviço. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta. 

VUNESP (2020):

QUESTÃO CERTA: Custo direto é aquele que está diretamente ligado ao produto ou a prestação de serviços.

FGV (2015):

QUESTÃO CERTA: O departamento de custos da empresa Controlassado S.A. apresentou no mês de novembro as seguintes informações: 

                             CONTA                                      VALOR

 

          Aluguel de fábrica                                            140

          Armazenamento de produtos acabados              320

          Comissão sobre vendas                                    230 

          Energia elétrica da indústria                              170

Advertisement

          Juros sobre empréstimos                                   260

          Mão de obra direta                                             80

          Matéria-prima                                                   50

          Perdas com matérias-primas extraviadas            290

          Salário supervisor da fábrica                             200

 
Considerando as informações do texto 6 e que a empresa produziu um único produto no período, o total dos custos indiretos de fabricação foi de: 0. 
 
A banca utilizou um conceito básico para criar uma casca de banana. Embora tenhamos na questão exemplos de custos que tradicionalmente são classificados como CIF (como aluguel de fábrica, energia elétrica da indústria e salário do supervisor da fábrica), somente faz sentido a classificação como custo indireto de fabricação SE TIVER QUE UTILIZAR UM MÉTODO DE RATEIO. Como temos apenas um produto fabricado, esses itens não são considerados como custos indiretos.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO CERTA DA CEBRASPE: Uma empresa de prestação de serviços de consultoria alocou, no período de encerramento, todos os seus consultores, em tempo integral, para finalizar um projeto de interesse da administração pública. O projeto é objeto de custeio, o salário dos consultores é pago conforme as horas trabalhadas, um veículo foi utilizado especificamente para o projeto e a depreciação desse veículo é calculada pelo método das quotas constantes. Considerando a situação apresentada, assinale a opção correta a respeito de custos e despesas: tanto o salário dos consultores quanto a depreciação do veículo são custos diretos.

A) O salário dos consultores é custo direto, e a depreciação do veículo, custo indireto.

B) A depreciação do veículo é despesa, e o salário dos consultores, custo.

C) O salário dos consultores e a depreciação do veículo são custos fixos.

D) A depreciação do veículo é custo fixo indireto, e o salário dos consultores, custo variável

E) Tanto o salário dos consultores quanto a depreciação do veículo são custos diretos.

VUNESP (2022):

QUESTÃO CERTA: Pode-se afirmar que os custos destinados à fabricação do produto ou execução do serviço são aqueles: Diretos.