O Que São Bens Substitutos?

0
1272

Última Atualização 22 de abril de 2023

BENS SUBSTITUTOS

Ex.: Nescau x Toddy

Se aumenta o preço do item A (Nescau), ocorre o aumento da Demanda de B (Toddy).

Se diminui o preço do item A (Nescau), ocorre a diminuição da Demanda de B (Toddy).

BENS COMPLEMENTARES

Ex.: Leite x Nescau

Se aumenta o preço do item A (Leite), ocorre a diminuição da Demanda de B (Nescau).

Se diminui o preço do item A (Leite), ocorre o aumento de B (Nescau).

QUESTÃO CERTA: Se o aumento do preço da gasolina leva ao aumento da demanda por álcool, então gasolina e álcool são bens substitutos.

Funrio (2018):

QUESTÃO ERRADA: Bens substitutos – se há um aumento do preço do bem X, haverá uma queda em sua demanda e, por consequência, uma queda na demanda pelo bem Y.

Bens substitutos se um tem elevação no seu preço o outro ira ter uma maior demanda. A questão traz uma definição de bens complementares.

CEBRASPE (2019):

QUESTÃO ERRADA: Se os bens x e y forem substitutos perfeitos, o consumidor só consumirá um deles.

Embora essa seja uma tendência, se os bens são substitutos perfeitos, a curva de indiferença é linear, essa reta pode ser igual à restrição orçamentária. Assim, o consumidor pode usar sua utilidade com qualquer combinação. Por exemplo pode usar toda a sua renda no bem x, ou toda sua renda no bem y, ou ainda, metade da renda em cada um.

Fonte: Prof. Manuel Pinon.

Bens substitutos perfeitos: Como já citado, os bens substitutos perfeitos são muito mais raros de serem encontrados pois a taxa de troca entre os bens é fixa. Por exemplo: suponhamos que um motorista tem como prioridade principal a quantidade de litros gastos por quilômetro na hora de escolher entre abastecer com álcool ou gasolina. Se um litro de gasolina fizer 15 quilômetros e o álcool fizer a mesma distância com dois litros, ele sempre vai substituir o álcool pela gasolina, pois a segunda opção gasta menos litros.

Bens substitutos imperfeitos: Caso um bem substituto não seja perfeito, ele naturalmente é imperfeito, que são o caso dos exemplos já citados da manteiga e margarina, carne de boi e carne de frango, etc. Neste caso, os bens são substitutos por conta de suas características, seja preço, tamanho, sabor, segurança, entre outros.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Suponha que no mercado de produção de alumínio há dezenas de empresas, sendo que a maior delas produz uma fração mínima do que seria a oferta total. Desta maneira os produtores seriam tomadores de preço. Considerando essas informações e a possibilidade de substituição de alumínio por cobre e vice-versa, para o uso industrial, julgue os itens subsecutivos. A quantidade demandada de alumínio aumentará, se o preço do cobre subir e se o preço do alumínio permanecer inalterado.

Trata-se da definição de bens substitutos. Quando um aumento no preço de um deles produz um aumento na quantidade demandada do outro.
Ex. Carne de frango X Carne de vaca, Cobre X alumínio, Coca-Cola X Guaraná.

Fonte: Robert  S. Pyndyck – 6 edição (Microeconomia).

CEBRASPE (2000):

QUESTÃO CERTA: A magnitude das elasticidades preço da demanda de mercado dos diferentes bens depende da disponibilidade de bens substitutos.

Fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda:
  • existência de bens substitutos;
  • essencialidade do bem;
  • importância do bem, quanto a seu gasto, no orçamento do consumidor.

A elasticidade de preço mede a capacidade de resposta da quantidade demandada ou ofertada de um bem a uma mudança em seu preço. Portanto, correto, pois os bens substitutos estão relacionados com a demanda, e a demanda, por sua vez, está relacionada com a elasticidade.  Ou seja, quanto mais bens substitutos houver, maior será a elasticidade (mais elástica será). Se um bem não tiver substituto, sua demanda será mais inelástica, fazendo com que sua elasticidade seja menor que 1. Se um bem tiver muitos substitutos, sua demanda será mais elástica, fazendo com que a elasticidade seja maior do que 1. Com muitos substitutos, qualquer aumento no preço fará com que os consumidores migrem rapidamente para o consumo de outros bens. Com poucos substitutos, os consumidores terão que aceitar mais alterações nos preços, já que não terão muitas escolhas para substituir o bem em questão.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: No que se refere à teoria clássica microeconômica da produção, julgue os itens que se seguem. Se a função de produção é descrita pela equação f(z)=z1+z2, em que z1 e z2 são fatores de produção, então eles são substitutos imperfeitos entre si.

Gabarito: Errado. São substitutos perfeitos. Não interessa o multiplicador e a forma como ele se relacionam, eles sempre serão substitutos perfeitos.

Há três tipos de função:

Substitutos

f (K,L) = a k + bL → funções que somam são substitutas;

Complementares

f(K,L) = Min {aK; bL} → Função Leontief: as grandezas aplicadas são complementares;

Côncava

f (K,L) = A . K^α .L^β    →  Função Cobb Douglas.

FGV (2023):

QUESTÃO CERTA: Considere uma economia com apenas dois bens, sendo esses substitutos perfeitos. Uma das características dos bens substitutos perfeitos é que: podem ser representados por uma função utilidade linear.