Caderno de Prova

O Que São Atos de Império? (Com Exemplos)

Classificações dos atos:

1- Liberdade ou Regramento: Discricionários ou vinculados

2- Objeto, prerrogativa ou posição jurídica: Império, gestão, expediente.

3- Destinatário: Gerais e individuais

4- Vontade: Unilateral e bilateral

5- Alcance: Externo e interno

6- Efeitos: Constitutivos e declaratórios

7- Formação de Vontade: simples, complexo, composto

8- Quanto aos resultados: Restritivos e ampliativos

QUESTÃO CERTA: Os atos de império são todos aqueles que a Administração Pública pratica usando de sua supremacia sobre o administrado ou servidor e lhes impõe obrigatório atendimento.

QUESTÃO ERRADA: Atos de império, sempre gerais, são todos aqueles que a administração pratica usando de sua supremacia sobre o administrado ou servidor e lhes impõe obrigatório atendimento.

A questão estaria certa se não constasse a assertiva “sempre gerais”.

Segundo Hely lopes: atos de império ou de autoridade são todos aqueles que a Administração pratica usando de sua supremacia sobre o administrado ou servidor e lhes impõe obrigatório atendimento. Tais atos podem ser gerais ou individuais, internos ou externos, mas sempre unilaterais, expressando a vontade onipotente do Estado e seu poder de coerção.

QUESTÃO CERTA No âmbito da administração pública existe a prática de vários atos que são objetos de classificação pelos estudiosos.  Nesse âmbito constam os denominados atos de império que compõem a classificação de acordo com o seu: objeto.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: A apreensão de bens pela administração pública constitui exemplo de ato de gestão.

A apreensão de bens pela administração pública constitui exemplo de ato de império, que é aquele praticado pelo Poder Público com o uso de sua supremacia.

QUESTÃO CERTA: Atos de império: é o comando da administração com carga de ordem ou decisão coativa, não passível de contestação, senão no plano da legalidade, expropriações, interdição de atividades, requisição de bens, etc.

Advertisement
Sair da versão mobile