Caderno de Prova

O Que Faz o Órgão Setorial? (com exemplos)

O órgão setorial desempenha o papel de articulador no âmbito da sua estrutura, coordenando o processo decisório no nível subsetorial (UO).

A atuação do órgão setorial no processo orçamentário envolve:

QUESTÃO ERRADA: Cada órgão setorial de planejamento e orçamento é responsável pela elaboração da proposta das unidades orçamentárias sob sua supervisão.

QUESTÃO CERTA: As tarefas do órgão setorial no processo orçamentário incluem a análise e validação das propostas e das alterações orçamentárias de suas unidades orçamentárias.

Art. 4º Integram o Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal:

I – O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, como órgão central;

II – Órgãos setoriais;

III – Órgãos específicos.

§ 1o Os órgãos setoriais são as unidades de planejamento e orçamento dos Ministérios, da Advocacia-Geral da União, da Vice-Presidência e da Casa Civil da Presidência da República.

§ 2o Os órgãos específicos são aqueles vinculados ou subordinados ao órgão central do Sistema, cuja missão está voltada para as atividades de planejamento e orçamento.

QUESTÃO ERRADA: Os órgãos específicos do sistema em questão são as unidades de planejamento e de orçamento dos ministérios, da Advocacia-Geral da União, da Vice-Presidência e da Casa Civil da Presidência da República.

Advertisement

São os órgãos setoriais. Ela apresenta os órgãos setoriais ao invés dos específicos, aqueles vinculados ou subordinados ao órgão central do Sistema, que é o MPOG.

QUESTÃO CERTA: O órgão setorial desse sistema na Casa Civil da Presidência da República atua em todos os órgãos integrantes da presidência da República, ressalvados aqueles determinados em legislação específica.

QUESTÃO ERRADA: No momento em que elaboram suas propostas, as unidades orçamentárias são obrigadas a indicar as fontes de recursos que custearão cada despesa.

Quem indica a fonte de recursos são os órgãos setoriais e não as unidades orçamentárias.

Advertisement
Sair da versão mobile